quarta-feira, outubro 27, 2004

Spike Jonze homenageado
no OvarVídeo 2004


O norte-americano Spike Jonze (realizador de «Quem Quer Ser John Malkovich?» e «Inadaptado») vai ser o cineasta homenageado na mostra internacional do OvarVídeo 2004 - 9º Festival Nacional de Vídeo, que começa amanhã no Cine-Teatro de Ovar. Do realizador norte-americano vão ser exibidos três dezenas de trabalhos (sábado, 30, às 24h, e domingo, 31, às 18h15), entre os quais vários vídeo-clips que frequentemente têm sido nomeados para os Video Music Awards da MTV.
O programa do festival começa amanhã (21h30) com a estreia do segundo episódio do projecto «Pró Memória«, intitulado «A Arte da Memória», da produtora 0=2, que inclui uma série de vídeos realizados em diferentes zonas do país. Na competição nacional serão depois exibidos os 45 vídeos seleccionados dos 132 que foram enviados a concurso.
A mostra internacional inclui ainda três programas: «Moving North - 10 Dance Short Films», resultado de um projecto de realizadores e coreógrafos nórdicos; «Backup_festival.new media in film», trabalhos do festival criado em Weimar, em 1999, ano em que esta cidade alemã foi Capital Europeia da Cultura; e Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, um conjunto de sete obras produzidas pela Raça Filmes.
Em paralelo com o festival, decorrerão dois workshops: «O documentário da realidade que não existe», orientado por Marcelo Tas, e «O cinema mudo sonoro», dirigido por Edgar Pêra.
A edição de 2004 do OvarVídeo termina no domingo com a entrega de prémios que serão decididos por um júri constituído pelos realizadores Gonçalo Luz e Manuel Mozos e pelo jornalista José Miguel Gaspar.

Sem comentários: