quinta-feira, outubro 28, 2004

Autarquia pode expropriar
para construir Parque Urbano


O projecto do Parque Urbano da cidade de Ovar vai mesmo avançar e a Câmara Municipal está empenhada em dar-lhe o impulso necessário para que os trabalhos se iniciem ainda no próximo ano. Na semana que passou, representantes da autarquia, o arquitecto Sidónio Pardal, autor do projecto, e proprietários de terrenos envolvidos, reuniram para analisar diversos aspectos relacionados com o tema.
Na reunião que decorreu no Orfeão de Ovar, o líder do executivo vareiro, Armando França, apresentou as intenções da autarquia aos mais de 40 proprietários de terrenos envolvidos no projecto do futuro Parque Urbano da cidade que, para já, ainda está no papel, mas que deve transferir-se para o terreno em 2005.
É suposto que os proprietários cedam os terrenos abrangidos pelo projecto do arquitecto Sidónio Pardal, mas o processo pode não ser assim tão fácil. O futuro Parque Urbano de Ovar abrange terrenos localizados entre as pontes João de Pinho e a Avenida Ferreira de Castro e ainda as parcelas confinadas pelas ruas Alexandre Herculano e do Bom Reitor.
Os responsáveis autárquicos e pelo projecto apresentaram uma proposta de Plano de Pormenor (PP) para esta zona da cidade em que se prevêem novas possibilidades de construção numa área de Reserva Agrícola Nacional em que, até agora, tal não era permitido. Armando França considera esta questão de grande importância, uma vez que estes terrenos cuja construção «é actualmente interdita irão valorizar muitíssimo com a implementação do parque e vão ter autorização para construção dentro dos requisitos estipulados pela autarquia no respectivo PP».
A entidade promotora, pela voz do presidente, manifesta-se confiante na colaboração dos proprietários envolvidos na cedência dos terrenos nas condições apresentadas pela autarquia, mas se o acordo não se afigurar possível entre as partes, a Câmara Municipal assegura que pode avançar para a expropriação administrativa, uma vez que já foi declarada e aprovada a sua utilidade pública. «Só mesmo se não restar outra alternativa», ressalva França.
Voltando ao projecto, este estende-se ao longo das margens do rio Cáster, em pleno centro da cidade, é da autoria do conceituado arquitecto Sidónio Pardal, autor de muitos outros projectos do género, com destaque para o Parque Urbano da cidade do Porto, e vai custar cerca 2,5 milhões de euros (meio milhão de contos na moeda antiga).
O presidente Armando França não esconde que gostaria de avançar com a adjudicação da obra no decorrer de 2005 e, se tudo correr conforme o previsto, avançar para a construção no ano seguinte. O autarca está certo de que «este projecto vai oferecer uma enorme qualidade de vida, mantendo os traços identitários da cidade cuja coluna vertebral é o rio Cáster».
Apesar do arquitecto paisagista considerar o imóvel de pouca relevância, refira-se que a Câmara Municipal de Ovar ainda não se decidiu sobre o destino a dar ao Cine-teatro local, localizado nos terrenos destinados ao parque.(«Diário de Aveiro»)

Sem comentários: