domingo, abril 17, 2022

Está de volta o "Compasso Pascal"
O Compasso Pascal é uma tradição cristã portuguesa que consiste na visita, de casa em casa, do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.

Normalmente, saem sete cruzes em cada Paróquia numa tradição que volta a ser permitida mas sem o beijar da cruz, após dois anos em que esta tradição esteve suspensa devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

É recomendado "especial cuidado”, com uso de máscara “para todos” (...) e recomenda-se “um distanciamento responsável entre as pessoas”, tirando quando as pessoas pertencem ao mesmo agregado.

Em 2021, a CEP tinha mantido a suspensão de procissões e outras manifestações populares da Semana Santa e Páscoa, entre elas o tradicional “compasso”; em 2020, por causa da pandemia, as celebrações não contaram com a participação da assembleia.

Os bispos referem nas orientações divulgadas esta semana que se observa, em Portugal, “um forte abrandamento das restrições na sociedade face à evolução favorável do estado atual de pandemia”.

“Nunca é demais apelar ao comportamento responsável de todos em relação à proteção da saúde pública”, acrescenta o documento.
https://www.ovarnews.pt/esta-de-volta-o-compasso-pascal/

Sem comentários: