terça-feira, abril 12, 2022

Livros Mundo gigante da leitura tem encontro marcado com os mais novos leitores

no Parque Ambiental do Buçaquinho, em Cortegaça

A programação ‘já se agiganta’, o mesmo é dizer que a 7.ª edição do Festival Gigantes Invisíveis está mesmo a bater à porta. E se aos mais novos é atribuído, as mais das vezes, o condão de serem “revolucionários”, nada melhor do que iniciar em pleno dia 25 de abril o encontro que tem vindo a proporcionar, desde há alguns anos às crianças, um contacto mais próximo com a literatura através das artes. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Ovar e pela Imaginar do Gigante, decorre em Esmoriz/Cortegaça, em Ovar, no período entre 25 e 30 de abril.

Deste modo, o Encontro Para os Mais Novos Leitores em 2020 tem a sua génese a partir do mundo gigante dos livros. O festival interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A transversalidade artística preconizada manifesta-se através de espectáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances e a fruição dessas actividades permite a descoberta de um livro e às vezes a descoberta de um livro é todo um universo de leitura(s) do mundo. Tudo isto, e não é tão pouco, decorre num ‘espaço de diversão infantil’ ao ‘ar livre(o)’: o Parque Ambiental do Buçaquinho.

Para lá do público-alvo escolar, na essência o mais afecto à área territorial do concelho de Ovar, que durante a semana ocupará os jardins exteriores e espaços interiores na zona envolvente aos edifícios de acolhimento, a iniciativa também se destina ao público em geral, no fim de semana, bem como no feriado do 25 de abril.

O público escolar vai poder desfrutar, entre 26 e 29 de abril, de várias oficinas por dia, um conto Kamishibai e um conto pela companhia Teatro Extremo de Almada.

O público em geral tem uma programação para usufruir nos dias 25 e 30 abril, que contempla o espectáculo de abertura “Hippos” da companhia espanhola “Zum Zum Teatre, Árvore” de Alberto Castelo, duas oficinas por dia, e o espectáculo “Una Manzanita Uno Manzano” da companhia De Paper (Espanha), bem como de conversas e atividade autores e ilustradores, Isabel Peixeiro, Carlo Giovani, Maria João Viegas, Cátia Vidinhas, Raquel Almeida. A editora convidada deste ano é a “The Poets And Dragons Society”. Durante o evento estará patente uma instalação cenográfica e musical da Árvore, assim como de exposições de ilustração.

Por fim, um desígnio nada pretensioso, sob a forma de um convite: vir aos ‘Gigantes Visíveis’ é combater a iliteracia com uma semente de conhecimento.

O Festival Gigantes Invisíveis é uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e Imaginar do Gigante com o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz e Junta de Freguesia de Cortegaça, que decorre no Parque Ambiental do Buçaquinho
https://www.ovarnews.pt/?p=61287

Sem comentários: