quinta-feira, abril 14, 2022

Mutualidade realça respostas sociais no 125.º aniversário
Decorreram, na manhã do dia 4 de abril, as comemorações do 125.º Aniversário de A Mutualidade de Santa Maria, Associação Mutualista de Esmoriz.

A sessão solene comemorativa teve lugar no auditório da sede da Instituição e contou com diferentes protagonistas: as mais altas individualidades locais e institucionais, na sua solenidade; jovens estudantes de Esmoriz, na sua participação ativa; as crianças dos Centros Infantis, na sua ternura; e os Associados homenageados, no seu simbolismo.

O evento foi marcado pelas intervenções do 0residente da Mesa da Assembleia Geral, Edgar Diogo, e do presidente do Conselho de Administração da Instituição, Luís Alberto Silva. Mas também contou com o discurso de Salvador Malheiro, presidente da Camara Municipal de Ovar, António Sá, presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, Fernando Mendonça, Diretor do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, Joaquim Baptista, presidente da Câmara Municipal da Murtosa, e Pe. Manuel Mendes, Reverendo da freguesia de Esmoriz.

Durante a sessão foram colocadas em evidência as diferentes áreas de intervenção d’ A Mutualidade de Santa Maria: modalidades associativas; respostas sociais no âmbito da Creche e Pré-Escolar, formação profissional, Centro Qualifica, Farmácia e Clínica Social, entre outras.

Dando asas ao lema “Sempre Jovem!” em uso há já vários anos pela Instituição, José Dias, colaborador da União das Mutualidades Portuguesas, e Emanuel Bandeira, jovem associado, apresentaram os benefícios do modelo mutualista.

Em especial destaque, foram homenageados os Associados com vida associativa superior a 75 anos, bem como o Associado mais jovem da Instituição.

 já vão 5 cursos EFA!

O dia 7 de abril marcou o início de mais uma ação formativa de Educação e Formação de Adultos, desta feita em Esmoriz.

O curso de Costureiro/a Modista, com dupla certificação e equivalência ao 9.º ano, arrancou com o entusiasmo que caracteriza mais uma conquista e um novo compromisso para com a comunidade.

Esta ação formativa, cofinanciada pelo POCH e o Fundo Social Europeu, é a quinta ação EFA promovida pel’A Mutualidade em menos de 10 meses, beneficiando os concelhos de Ovar e Murtosa.

Para além desta ação agora iniciada, A Mutualidade desenvolve os cursos Agente em Geriatria (Murtosa) e Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade (Maceda), com equivalência ao 9.º ano, os cursos Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade e Técnico/a da Qualidade, ambos em Cortegaça, com equivalência ao 12.º ano.

Na calha está agora o arranque do curso Pasteleiro/a Padeiro/a (para certificação de 6.º ano) no concelho de Ovar e de um novo Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade para a Murtosa.

Ainda há vagas disponíveis.
https://www.ovarnews.pt/?p=61380

Sem comentários: