terça-feira, julho 05, 2022

"Homúnculo" estreia em dois dias com casa cheia
"Aqueles que me conhecem, com maior proximidade, sabem o quanto sou fascinada pela neuroanatomia e a sua compreensão na importância da construção do ser humano, através da relação com meio que o rodeia, não só do ponto vista sensorial mas também motor", explica Gabriela Frutuosa, coreógrafa da Escola de Dança e Música de Valdágua.

"Sim, porque não somos máquinas pré-programadas, mas o conhecimento sobre o homúnculo na área do neurodesenvolvimento infantil é fundamental, levando-nos também a conceitos como a aprendizagem e neuroplasticidade", acrescenta.

Em neuroanatomia, Homúnculo é a representação diagramática proporcional do corpo animal em relação às partes destes, representadas no córtex somestésico e motor. Nesta representação, da área neural correspondente a cada porção corpórea, surge o "protótipo" de um homem com uma boca e mãos gigantes e desproporcionais aos restantes segmentos corporais.

Em dois dias seguidos, a plateia que assistiu à estreia do espectáculo foi presenteada com "Homúnculo", através da expressão do corpo, luz, música e a sua relação com as emoções, em que a vivacidade das cores amarelo, azul, vermelho, preto e verde nos ligaram à intensidade emocional.

Homúnculo foi o espetáculo que marcou a fase final do ano letivo da Escola de Dança e Música de Valdágua, em duas apresentações: a primeira no dia 1 de Julho, no Largo Serpa Pinto, junto à estação da CP, em Ovar, e no dia 2 de julho, no átrio do Museu Escola Oliveira Lopes, no âmbito do encerramento do ano lectivo.

Duas casas cheias em locais emblemáticos cujo êxito a direção da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua agradece a direcção artística, narrador, professores, alunos, pais, familiares, equipa técnica, maquilhadoras, cabeleireiras, fotógrafos e amigos, por toda a colaboração, "sem esquecer todos os que nos apoiam e incentivam ao longo de todo o ano lectivo".

Um agradecimento especial à Associação Sonhos de Violeta pela parceria e colaboração e ainda agradecimento à Câmara Municipal de Ovar, ao Grupo de Carnaval Marados, Joaquim Coutinho, Junta de freguesia de Válega e à equipa do museu Escolar Oliveira Lopes, pelo apoio para este espectáculo acontecer.

 

 
https://www.ovarnews.pt/?p=63814

Sem comentários: