sexta-feira, julho 22, 2022

26.º Festival de Cinema “AVANCA 2022” está a chegar
O Festival passará pelo Auditório Paroquial de Avanca e pelo Cinema Vida em Ovar, e conta com exibições especiais no Cine-Teatro de Estarreja e no Espaço Estação Viva, em Canelas.

A 26.ª edição do AVANCA Film Festival – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia arranca já esta sexta-feira, dia 22, e as competições internacionais entre 27 e 31 de julho, sob o mote “Deslocados”, fio condutor para uma programação com a exibição de 134 filmes, entre longas e curtas metragens, vindas dos cinco continentes.

Refugiados, migrantes, retornados, foragidos e até degredados, proscritos e apátridas, o AVANCA 2022 dá visibilidade aos grandes movimentos de deslocação de pessoas em tempo de conflitos desmesuradamente armados como os vividos na Síria, na Ucrânia ou em África. “Este festival é também o reflexo de que a produção cinematográfica munidal também se preocupa com estes “deslocados”. Não é propriamente um tema, mas é um olhar e uma preocupação que obviamente está presente em muitos filmes que foram selecionados para este ano”, contou Costa Valente, diretor do AVANCA.

“Nowhere People”, do cineasta chinês Zhandong MA, dada a sua singularidade, é destaque na programação. Rodado durante 16 anos e com uma duração de 4h15, é exibido em estreia mundial no Festival, e aborda a política, a história, as drogas e a forma como os indivíduos do "Triângulo Dourado" se defendem após a proibição do cultivo das drogas.

CTE é palco do arranque do AVANCA 2022

Esta terça-feira, em conferência de imprensa, a Câmara Municipal de Estarreja e o Cine - Clube de Avanca apresentaram a edição de 2022 da iniciativa, que contempla sessões competitivas, conferências, workshops e oficinas de criação fílmica, no ano em que comemora um quarto de século.

O pontapé de saída é no Cine-Teatro de Estarreja, esta sexta-feira, dia 22, às 21h30, com a exibição do filme-concerto "DENTRE", o novo projeto do realizador e compositor Joaquim Pavão. A película desenrola-se através de um diálogo entre três músicos e um registo cinematográfico e aborda a questão da violência psicológica e emocional latente no dia-a-dia.

Neste dia será apresentada a primeira versão do filme-concerto; uma vez que a cada apresentação se exibem novos trechos de um filme que está paralelamente em rodagem e edição, com diferentes abordagens musicais. É no encontro entre músicos, projeção e público que se faz a prova dos materiais e se apura a forma daquele que será o objeto artístico final. Costa Valente explicou que “vamos continuar a rodar o filme durante o festival, porque a ideia é que a versão final chegue aos cinemas em 2024. Portanto vamos ter mais dois anos de rodagem.”

Um projecto idealizado há muito tempo e chega em 2022 ao AVANCA

Para assinalar estes 25 anos de realização ininterrupta, o Festival apresenta o projeto de dinamização educativa e cultural “AvancaGIGANTES”, dirigido às crianças desde o pré-escolar aos jovens do ensino secundário.

Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, enaltece a concretização deste projeto com dimensão educativa e cultural que está alinhado “com a estratégia cultural do município através do Laboratório de Aprendizagem Criativa – LAC”.  “AvancaGIGANTES” proporcionará a professores a participarem em diversas formações “o que fará com que o “cinema esteja mais presente, e de forma mais eficiente, nas nossas escolas, contribuindo ainda mais para que Estarreja seja uma referência na área da produção cinematográfica”, realçou a autarca.

Apoiar a produção de cinema no concelho de Estarreja

A vereadora da Cultura reiterou a importância de continuar a investir nesta área artística, “mantendo viva e forte a produção cinematográfica em Estarreja, como uma das nossas apostas culturais do Município, continuando a apoiar a realização do certame”.

Durante a sessão, foi assinado um protocolo de cooperação financeira entre a autarquia e o Cine-Clube de Avanca, no valor de 25.500,00€, no âmbito da 26.ª edição dos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – Avanca Film Festival”.  A acrescentar a este valor, mantém-se a atribuição de 10.000,00€ anuais, no âmbito do protocolo em vigor do “Avanca Film Fund”, apoio destinado à produção e rodagem cinematográfica  no concelho de Estarreja. Esta é outra aposta cultural deste executivo que “possibilita atrair novos realizadores e produtores, que procurem o nosso território para produzir novos filmes, valorizando assim o nosso património cultural e natural”, disse Isabel Simões Pinto.

Casa da Cultura recebe exposição ligada ao cinema

No dia 30 de julho, às 16h00, será inaugurada a exposição “AVANCA 2022 – Coletivo de Imagens” com curadoria de Olga Santos.  A 26.ª edição do Festival é o pretexto para um coletivo de artistas apresentarem as suas obras num contexto repleto de imagens, que convivem sem precedentes com um público exigente. Imagens que se repetem no ambiente cinematográfico em que a fotografia e a arte digital andam de mãos dadas. Estará patente até dia 21 de agosto na galeria da Casa da Cultura.

O AVANCA é uma coorganização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, e conta com o apoio Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Ministério da Cultura,  do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., da Entidade de Turismo do Centro de Portugal, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento de Escolas de Estarreja, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

AVANCA 2022 em números:

- 134 filmes em exibição

- 30 estreias mundiais

- 59 filmes com estreia em Portugal

- 19 filmes realizados por realizadores com menos de 30 anos

- 14 filmes realizados por realizadores com mais de 60 anos

- 31 países com filmes em exibição

- 26 filmes portugueses em exibição

- 120 comunicações
https://www.ovarnews.pt/?p=64256

Sem comentários: