quarta-feira, julho 27, 2022

Viagem Medieval celebra 25 edições recriando 9 reinados da Primeira Dinastia
Mais de 1 000 dias depois da última edição, em 2019, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria regressa à cidade de Santa Maria da Feira, de 3 a 14 de agosto, celebrando a sua 25ª edição com uma viagem única não por um reinado, mas pelos 9 reinados da Primeira Dinastia. Durante 12 dias, 80 espetáculos diários, 20 áreas temáticas e 6 praças de animação proporcionarão experiências ímpares e verdadeiras aulas vivas deste período da História de Portugal.

Com características únicas no país, cruzando a história, património, animação e gastronomia, esta 25ª edição centra-se na recriação de episódios históricos da Primeira Dinastia, revisitando os reinados que estiveram na origem da fundação e consolidação do reino de Portugal, contando com a presença, em vários momentos, dos 12 reis e rainhas que protagonizaram este período.

O recinto da Viagem Medieval continua a crescer e, em 33 hectares, há mais uma entrada para a Idade Média (pela nova ciclovia do Cáster, junto à Escola Básica 2,3 Fernando Pessoa) e um novo espaço de animação, a Praça dos Choupos (junto à Entrada do Carvalhal). Com o crescimento do espaço, toda a zona verde da Mata das Guimbras e envolvente permitem uma maior fruição das diferentes áreas temáticas e, simultaneamente, minimiza possíveis aglomerados. Há, portanto, mais espaços verdes para descontrair e usufruir, mais zonas de estar e para refeição.

A animação diária e permanente concentra-se, este ano, em seis praças distintas: a Praça Nova, a Praça dos Choupos, o Largo do Castelo, o Rossio, a Capela do Castelo e o Claustro do Convento dos Loios. Dos espetáculos agendados, destaque para os Momentos da Vida D’El Rei, todos os dias às 19h00, com início no Convento dos Loios, recriando diariamente momentos da vida de um rei da Primeira Dinastia.

Transportando-nos para uma época passada e marcante da nossa História, os 3 espetáculos de grande formato, inéditos, têm como palco privilegiado as margens do rio Cáster. Com novas bancadas e uma maior lotação, os agora cerca de 1 600 espetadores podem assistir à “Dinastia de Borgonha”, pelas 18h00, “Do Amor à Vingança”, às 21h30, e “Da Revolta ao Último Reduto, às 23h30.

“Era Uma Vez… a Primeira Dinastia”, um espetáculo que conta a história dos primeiros reis de Portugal de forma descontraída e hilariante, mas, ao mesmo tempo, pedagógica a um público especial: o infantil. A Floresta Mágica é outro dos locais imperdíveis para miúdos e graúdos, na floresta do Castelo, onde “habitam” Elfos, Fadas e Gnomos. A oferta para os mais novos surge, este ano, concentrada na zona do Carvalhal e dividida por faixas etárias. No Terreiro dos Infantes podem aprender o saber-fazer dos ofícios mais antigos da história ligados ao quotidiano, mas também à guerra; a prática de tiro com arco desenvolve-se nos Arqueiros D’El Rei; e os jogos medievais e inúmeras outras aventuras concentram-se no Treino dos Escudeiros.

“Construímos memórias” é a assinatura que tem acompanhado a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria neste cerca de um quarto de século. No regresso deste grande evento que se distingue pelo rigor histórico, dimensão e envolvimento da população e associativismo local, é tempo de celebrar as memórias coletivas. As cerca de 2000 pessoas que diariamente trabalham no recinto serão o garante de uma inesquecível viagem de 12 dias pelos sons, aromas e imagens de outros tempos.

A XXV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva – Cultura e Desporto e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira.
https://www.ovarnews.pt/?p=64390

Sem comentários: