quarta-feira, julho 20, 2022

Filme-Concerto "Dentre", de Joaquim Pavão, no primeiro dia do AVANCA 2022
O Cine Teatro de Estarreja recebe este sábado dia 22, pelas 21h30, o filme-concerto "DENTRE", o novo projeto do realizador e compositor Joaquim Pavão, marcando o primeiro dia do 26º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2022.

DENTRE apresenta-se em formato cine concerto. Um diálogo entre três músicos e um registo cinematográfico. Joaquim Pavão, realizador e guitarrista, Xavier Marques diretor de som e sintetizador, e Isabel Pinto atriz e coargumentista, interpretam a banda sonora deste novo filme em produção.

O filme aborda a questão da violência, não na sua dimensão física, mas uma violência psicológica e emocional latente num dia-a-dia. Como nos explica o realizador, "é um filme que tenta mostrar o indivíduo na sua condição de pessoa que cumpre a pena do juízo dos outros. Vivemos numa sociedade "para fora" e esta sociedade impõe regras -que são aceites por todos- e ninguém discute a violência destas ideias". Como exemplo, Joaquim Pavão fala-nos de um certo alheamento perante os desafios da realidade; por forma a garantir a vivência em sociedade ou o sofrimento autoinfligido à frente do desfasamento entre aspirações e realidade, mesmo se em virtude de pormenores aparentemente insignificantes.

São personagens do quotidiano que se atravessam no olhar. Lugares-comuns para a farsa como subversão. O filme aporta todas as virtudes a que o realizador já nos habituou: uma busca incessante por um olhar atípico, uma cinematografia dura e fascinante. Não obstante, Joaquim Pavão espera “que quem se sente a vê-lo diga, esta personagem sou eu, mas aquela também sou eu, e aquela também sou eu... e eu faço parte deste conjunto".

O crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, descreve DENTRE como "uma experiência que literalmente nos tira o tapete dos pés".

DENTRE cuja versão cinematográfica final está projetada para 2024, foi em parte rodado durante o último festival AVANCA e vai continuara a ser rodado durante o festival de cinema deste ano.

O cine-concerto a que Estarreja irá assistir será a primeira versão do filme-Concerto; uma vez que a cada apresentação se exibem novos trechos de um filme que está paralelamente em rodagem e edição, com diferentes abordagens musicais.  É no encontro entre músicos, projeção e público que se faz a prova dos materiais e se apura a forma daquele que será o objeto artístico final, a versão cinematográfica.

DENTRE é um cine-concerto classificado como M/16 e os bilhetes podem já ser reservados na bilheteira do Cine Teatro de Estarreja.

O Festival de Cinema AVANCA, que este ano decorre sob o signo dos DESLOCADOS, é uma organização do Cine Clube de Avanca, do Município de Estarreja e conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia, Paróquia e Associações de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja e diversos apoios de entidades e empresas da região.
https://www.ovarnews.pt/?p=64198

Sem comentários: