sexta-feira, julho 22, 2022

Ovar Career Camp prepara jovens para o mercado de trabalho
Com o objetivo de ajudar jovens entre os 16 e 18 anos a definirem o seu futuro profissional, a Câmara Municipal de Ovar, através do seu Serviço de Juventude, promoveu a 5ª edição do «Ovar Career Camp», um projeto em que os jovens participantes beneficiaram de duas semanas de formação em softskills e visitas a conceituadas empresas.

“Orgulha-nos muito este trabalho que temos vindo a fazer para possibilitar que os jovens evoluam as suas competências e conheçam o mercado de trabalho e várias profissões antes de decidirem qual o seu rumo no Ensino Superior”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar. Com isso, refere o autarca, “esperamos que estes jovens fiquem em melhores condições de poderem escolher a sua carreira de sonho e procurarem a sua felicidade”.

Ruben Ferreira realçou ainda que, nesta 5ª edição, o «Ovar Career Camp» voltou a ser “inteiramente presencial, permitindo um contacto direto entre os participantes e os trabalhadores de várias empresas de Ovar e do Porto”.

Na opinião do autarca, para o elevado sucesso da iniciativa, muito contribui a gratuitidade do evento para os participantes. “As duas semanas de formação continuam a ser gratuitas para todos porque a Câmara Municipal investe, de bom grado, na formação dos seus jovens, oferecendo a formação, a alimentação e o transporte para as empresas”, assegura.

No encerramento do evento, vários dos participantes garantiram sair do «Ovar Career Camp» “mais conscientes da profissão que pretendem seguir no futuro”. Entre outros aspetos positivos, foram apontados pelos participantes “as amizades com pessoas de outras escolas”, “os jogos que misturavam conhecimento e diversão” e “a capacidade de trabalhar em equipa e fazer dinâmicas de apresentação”.

O «Ovar Career Camp» decorreu entre 7 e 20 de julho, contando com jovens de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Ovar. Na primeira semana de formação, que decorreu na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, os participantes realizaram dinâmicas de educação informal e não formal em que trabalharam competências de comunicação, liderança, trabalho em equipa e marketing pessoal. Na segunda semana, os jovens foram divididos em grupos, de acordo com as áreas de interesse profissional disponíveis, como: Ciências e Engenharias, Gestão e Economia, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Artes. Os jovens visitaram empresas das suas áreas de eleição, contactando com reputados profissionais em cada área.

Recorde-se que o «Career Camp» é uma iniciativa que ocorre em Ovar, no Porto e em Lisboa, sendo que em Ovar o evento é integralmente financiado pela Câmara Municipal, ocorrendo anualmente desde 2018, e tendo como público-alvo jovens entre os 16 e os 18 anos.
https://www.ovarnews.pt/?p=64268

Sem comentários: