quinta-feira, julho 21, 2022

Campeões de Xadrez discutem títulos em Ovar
À sétima jornada do Nacional por Equipas da 1.ª Divisão de Xadrez, que decorre na sala de exposições do Centro de Arte de Ovar, quando parecia que a Academia de Xadrez de Gaia controlava os tabuleiros, eis que a A.XAT Montemor-o-Novo, a campeã ferida no orgulho pelo mau começo no torneio, travou os gaienses e baralhou as contas do campeonato.

Quem se aproveitou da vitória da A.XAT sobre a AX Gaia (3-1) foram as equipas do GD Dias Ferreira e da Escola Profissional de Gaia/Clube de Xadrez, que venceram os respetivos encontros da sétima ronda e dividem agora a primeira posição, com 17 pontos, quando faltam apenas duas jornadas para o final deste disputadíssimo campeonato da 1.ª Divisão.

Atrás dos dois líderes vão três equipas, a apenas um ponto, e todas ainda sonham com a possibilidade de chegar ao título. Tratam-se da AX Gaia, da A.XAT e da Assembleia Figueirense.

No entanto, o mais provável é que a discussão do título esteja mesmo entre os dois atuais comandantes, pois defrontam-se entre si na nona e derradeira jornada, na manhã de sexta feira, dia 22 de julho.

Num duelo de nível mundial, com uma média Elo de 2595 pontos, a A.XAT levou a melhor sobre a AX Gaia, através de vitórias parciais nas segunda e terceira mesas – dos espanhóis Alex Garrido e Manuel Perez Candelario, respetivamente sobre o turco Emre Can e o indiano Raunak Sadhwani – tendo-se registado empates no primeiro e quarto tabuleiros. A partida da primeira mesa opunha dois jogadores do top 100 mundial. Pela A.XAT tínhamos o espanhol Jaime Latasa (nº 68, com 2675 pontos Elo) e pela AX Gaia estava o indiano SL Narayanan (nº 89, 2659). Já no quarto tabuleiro verificou-se também um empate, entre o ucraniano Yuriy Kuzubov e o espanhol José Fernando Cuenca.

Na luta pela fuga à despromoção, o CX Montemor-o-Velho/CTGA bateu a Académica de Coimbra (2,5-1,5) e deu um passo importante para garantir a permanência. Praticamente condenados à descida estão o NS São Miguel (Açores) e a EX Porto/Colégio Efanor, mas ambos já demonstraram uma notável capacidade de sobrevivência. É também por isso que este Nacional de Ovar promete ter emoção até ao último lance.

Resultados:

7.ª Jornada:

Académica de Coimbra-CX Montemor-o-Velho/CTGA, 1,5-2,5

AX Gaia-A.XAT Montemor-o-Novo, 1-3

Assembleia Figueirense-Estrelas S. João de Brito, 2-2

NS São Miguel-GD Dias Ferreira, 0,5-3,5

EX Porto/Colégio Efanor-EP Gaia/Clube de Xadrez, 1-3.

Classificação:

1º GD Dias Ferreira, 17 pontos (18,5 na soma dos tabuleiros)

2º EP Gaia/Clube de Xadrez, 17 (16)

3º AX Gaia, 16 (17,5)

4º A.XAT Montemor-o-Novo, 16 (16)

5º Assembleia Figueirense, 16 (16)

6º Estrelas S. João de Brito, 15 (14)

7º CX Montemor-o-Velho/CTGA, 13 (14)

8º Académica de Coimbra, 12 (12)

9º NS São Miguel, 9 (10)

10º EX Porto/Colégio Efanor, 9 (6).
https://www.ovarnews.pt/?p=64226

Sem comentários: