quinta-feira, junho 23, 2022

"- Quero marcar uma consulta para o meu médico de família" - Por Dr. Eurico Silva
O problema de matemática é simples, se existirem 34 400 utentes sem médico de família, e cada médico tiver um ficheiro de 1900 utentes, quanto médicos de família são precisos? A resposta é 18. Este é o número atual de ficheiros sem médico de família no ACES Baixo Vouga (Agrupamento de centros de saúde onde Ovar está inserido).

Portanto é necessário um concurso de colocação de recém especialistas em medicina geral e familiar (que se realiza anualmente) para que estes novos médicos possam colmatar as necessidades.

O problema é que o recente concurso abriu apenas 5 vagas para todo o ACES Baixo Vouga. Assim se compreende que: 18 ficheiros clínicos sem médico de família – 5 novos médicos = 24 700 utentes que continuarão sem médico de família até ao próximo concurso, mas nesse concurso a situação poderá até se agravar!

Só mais uma conta: a USF João Semana tem 18 176 utentes inscritos em 10 ficheiros clínicos mas neste momento tem apenas 8 médicos (uma reforma em agosto 2021 e outra em junho 2022) pelo que 3.404 estão sem médico de família.

Esta situação leva a que os médicos e restantes profissionais de saúde apelem à população para comparecer na vigília a realizar no próximo sábado, dia 25 de junho, pelas 19h30 em frente ao Centro de Saúde de Aveiro para alertar para esta matemática de números irracionais.

A solução é simples e possível, ao contrário do que por vezes se fala, não há falta de médicos, há sim falta de vagas nos sítios certos e neste momento, na nossa região temos 18-5 = 13, o que significa que neste concurso faltam 13 vagas para 13 médicos de 24 700 utentes.

O nosso repto é: “Um ficheiro clínico sem médico = a uma vaga a concurso”.

Contamos com a sua (in)compreensão, pois a sua consulta pode tardar dada a escassez de médico de família neste concurso, ou se ainda tiver médico de família, ele poderá estar ocupado a tratar dos utentes dos ficheiros sem médico.

Eu estarei em Aveiro no próximo sábado. Venha também!

https://www.facebook.com/events/5067524813346378

Eurico Silva

Médico de família na USF João Semana
https://www.ovarnews.pt/?p=63451

Sem comentários: