quinta-feira, junho 23, 2022

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai lançar um programa de saúde comunitário, possibilitando aos utentes, através de uma aplicação no telemóvel, controlarem o seu peso, tensão arterial e frequência cardíaca.

A aplicação "Polis – Healthy Smart Cities", compatível com qualquer telemóvel, recolhe todas estas informações e remete-as para a equipa clínica deste programa de saúde, referiu a autarquia, em comunicado enviado à imprensa.

Quando se registam parâmetros clínicos desajustados, o utente é alertado da necessidade de consultar um médico, acrescentou.

Além de recolher estes marcadores de saúde, a aplicação dá ainda sugestões de alimentação e de exercícios físicos.

A “Polis – Healthy Smart Cities” dá aos utentes que integram o programa de saúde uma maior capacidade de gerirem, individualmente, a sua doença crónica.

“Com a implementação deste programa, Santa Maria da Feira torna-se pioneira a nível nacional de um sistema de saúde de medicina preventiva. Desta maneira, contribuiremos para evitar que muitos utentes acorram aos serviços do SNS , entupindo urgências de hospitais e agravando a situação de caos que é já uma realidade em muitas unidades hospitalares”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, citado no comunicado.

Para o autarca, o envelhecimento da população em Portugal, associado ao facto de se assistir a uma evolução preocupante das doenças crónicas, obriga a um trabalho conjunto entre os profissionais de saúde e o poder político autárquico.

“Em Santa Maria da Feira estamos a tomar a dianteira e a liderar um processo que vai permitir aumentar a qualidade de vida das pessoas mais idosas, que passarão a usufruir de mais anos sem limitações por doença”, ressalvou.

A aplicação vai acompanhar, no âmbito de um projecto-piloto, 50 utentes com hipertensão.
https://www.ovarnews.pt/?p=63437

Sem comentários: