sexta-feira, junho 24, 2022

Alavanca: Está de volta o festival de teatro de Avanca
O Alavanca, festival de teatro de Avanca, regressa já no próximo dia 28 de maio, às 21h30, com o espetáculo “ Fala aos Bichos “, pela companhia Terra Amarela. Será no Cine-Teatro de Estarreja e marcará o encerramento do ciclo de 2022.

A proposta encenada pelo ator e encenador Marco Paiva, numa co-produção com a RTP - Rádio Televisão Portuguesa, pretende explorar as contradições do tardo-capitalismo e desconstruir as teses neoliberais dialogando com a vida e exemplo do fundador da ordem dos franciscanos.

Como método de preparação para a criação do papel, o Encenador Marco Paiva ter-lhe-á sugerido que pudesse fazer, por exemplo, uma peregrinação a Roma onde pudesse ver, se calhar, o Papa Francisco. Coisa que é levada muito a sério pelo Actor Rui – uma sugestão que se provará ser a pior ideia que um encenador poderia ter tido.

O espetáculo decorre do quilómetro mil duzentos e dois ao quilómetro mil duzentos e cinco. O Ator Rui, equipado com os melhores gadgets e apetrechos concebidos para ajudar o caminhante profissional, tem já os pés em chagas e todo o seu corpo reclama descanso. Mas, na berma da estrada onde agora se encontra, tudo parece começar a pedir rendição.

O Ator Rui vai-se desfazendo dos seus pertences, deitando e distribuindo os gadgets e apetrechos para caminhar mais leve. Para poder até voltar a caminhar. E, depois de se ir apercebendo da leveza com que se vai erguendo depois de se desapossar das suas tralhas, apercebe-se que está, finalmente, pronto para falar aos bichos.

A companhia Terra Amarela é uma estrutura fundada em abril de 2018, com direção artística do ator e encenador Marco Paiva. Da fundação da Terra Amarela fazem ainda parte um conjunto de artistas provenientes de diversas linguagens criativas, bem como outros profissionais ligados às práticas artísticas, culturais e sociais. O aparecimento da Terra Amarela responde à necessidade de criar um espaço de diálogo artístico, social e comunitário mais alargado, que possa dar continuidade ao trabalho que o diretor artístico Marco Paiva iniciou no ano 2000 junto do projeto Crinabel Teatro, um grupo constituído por intérpretes com deficiência intelectual.

A diversidade das parcerias já estabelecidas efetivou os objetivos traçados para a Terra Amarela: criar um espaço coletivo, que opere numa rede de parcerias artísticas multidisciplinares nacionais e internacionais.

A direção artística do Alavanca, festival de teatro de Avanca, a cargo de Ângelo Castanheira e Eduardo Dias desenha já a edição de 2023. O festival conta com importantes parcerias como o Município de Estarreja e a Junta de Freguesia de Avanca.

 
https://www.ovarnews.pt/?p=63439

Sem comentários: