sexta-feira, junho 24, 2022

Esta "menina" faz 58 anos. Parabéns!
Durante inúmeros anos, o povo protestou querendo uma ponte que fizesse travessia entre as duas margens da Ria.

Em 1898 pensou-se fazer uma sociedade para a construção da ponte. Não havendo seguimento à proposta, só em 1900, a pedido de forças políticas do concelho de Estarreja, o Conselheiro Hintze Ribeiro mandou proceder ao seu estudo. Por decreto de Janeiro de 1906, o Governo mandou abrir concurso para a sua construção.

No entanto, esse concurso não chegou a ser realizado pois houve a queda do Governo. Em 1935, a Câmara Municipal da Murtosa mandou proceder ao estudo da ponte e fazer um ante-projecto que foi apresentado ao Ministro das Obras Públicas.

Esta apresentação foi apoiada por uma comissão de todo o concelho, assim como pelos presidentes e vereadores das Câmaras Municipais de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, que se deslocaram a Lisboa para esse fim.

O Ministro pediu o parecer à Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro.

Houve diversas divergências quanto ao local da construção da ponte. Uns preferiam na Béstida, outros no lugar da Varela.

Ficou decidido, após diversos estudos, que na Varela seria o local mais apropriado, dado que o canal neste ponto tem cerca de 300 metros, muito mais estreito do que na Béstida.

A Ponte de cimento e betão armado, com vãos largos para a passagem das embarcações, foi finalmente inaugurada no dia 22 de Junho de 1964, possibilitando a ligação das duas margens.

 

A Ponte da Varela, lançada sobre a Ria – magnífico dom da Natureza e Alma-Mater da nossa gente – veio facilitar a comunicação com a banda de cá, relegando para lugar secundário a obsoleta carreira de lanchas.”

(Prof. Jaime Vilar – Murtosa, Junho 1971) - in Câmara Municipal da Murtosa

Foto: Alberto Neiva
https://www.ovarnews.pt/esta-menina-faz-58-anos-parabens/

Sem comentários: