Físico vareiro lidera departamento
Largada de balões em homenagem a Einstein
O Departamento de Física da Universidad e de Aveiro está a promover um conjunto de iniciativas comemorativas do Ano Internacional da Física. Uma data que a Universidade não quer que passe ao lado da população de Aveiro, apostando não só na variedade de eventos, mas também na sua descentralização pela região
Neste âmbito, ontem o Departamento de Física promoveu um lançamento de balões, como forma de comemorar o nascimento de Einstein. O evento teve lugar no Rossio de Aveiro e estiveram presentes perto de 200 alunos de diversos estabelecimentos de ensino da região de Aveiro. Com a cor a dominar a festa, é agora esperado que os professores e os educadores destes alunos abordem o tema de Einstein e da Física dentro das salas de aula, como forma de promover a ciência entre a comunidade escolar e despertar nos alunos interesse pela área científica.
Mas, as comemorações do Dia Internacional da Física são muito mais do que isto, estando a ser preparados ciclos de conferências destinados ao público em geral e ao escolar em particular. Uma das propostas vai acontecer no anfiteatro do Departamento de Física e começa já amanhã, com «A mais famosa equação, E=mc2», pelo professor José Mendes, seguindo-se, a 30 deste mês, a «Física do século XX na Meteorologia», por José Castanheira. «Quando Einstein tinha razão e Newton estava errado» é a conferência que está marcada para dia 15 de Abril, por Alexandre Correia e «Movimento Browniano» será dia 27 de Abril, por António Luís Ferreira, estando previstas conferências até ao dia 20 de Julho. Este ciclo vai abordar os temas de uma forma leve e cativante, tendo por destinatários preferenciais a população escolar da região.
Destinadas a um público mais generalista, o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro também vai ser palco para quatro conferências temáticas, seguidas de momentos musicais. Com organização do FISUA, este ciclo quer dar a conhecer, de uma forma acessível e atractiva, as descobertas mais importantes na área da Física, bem como a forma como influenciaram o nosso dia-a-dia e a sociedade actual. Os temas são diversificados, vão desde a teleportação quântica até às redes complexas, passando pela teoria da relatividade. A primeira conferência está marcada para o dia 31, com o Professor Alexandre Quintanilha, do Instituto de Biologia Molecular e Celular, a abordar «As contribuições da Física na Biologia: Uma História de Sucesso».(«DA»)
Sem comentários:
Enviar um comentário