quinta-feira, março 17, 2022

UNAVE-UA acolhe incubadora social de emprego

UNAVE-UA acolhe incubadora social de emprego

Os desempregados de longa duração e os jovens que não trabalham nem estudam são quem mais poderá beneficiar do trabalho da Incubadora Social de Emprego (ISE), recentemente criada em Aveiro, ao abrigo de um protocolo de colaboração assinado entre a UNAVE-Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.




São objectivos desta nova estrutura de apoio à inserção no mercado de trabalho, que agora ensaia os primeiros passos, sensibilizar a população desempregada para novas abordagens ao mercado de trabalho através de metodologias colaborativas, de técnicas e ferramentas de procura de emprego inovadoras, flexíveis e proativas e do reforço das condições de empregabilidade, nomeadamente a partir do incremento e/ou da aquisição de novas competências transversais.




Da responsabilidade da UNAVE-UA (a entidade promotora), a Incubadora Social de Emprego de Aveiro insere-se num programa-piloto mais vasto do IEFP, de âmbito nacional, com a duração de um ano, que visa testar a aplicabilidade, no nosso país, do formato das “Lanzaderas de Empleo”, posto em prática, com assinalável sucesso, em Espanha, pela Fundação Maria de La Real.




Basicamente, trata-se de aplicar um conjunto de metodologias colaborativas a um ou mais grupos de desempregados previamente selecionado pelo IEFP (chamados Equipas de Procura de Emprego), que reunirá três dias por semana, quatro horas por dia, durante cinco meses, sob a orientação de um mentor, a quem cabe motivar os participantes para a adoção de técnicas de procura de emprego proativas e para o desenvolvimento de soft skills, suscetíveis de incrementar as condições de empregabilidade de cada um.




Estão também previstas atividades junto da comunidade envolvente, com vista à mobilização de recursos existentes, ao nível, por exemplo de medidas ativas de emprego e ações de formação profissional.




A Incubadora Social do Emprego funciona nas instalações da UNAVE-UA, no Edifício Um do Campus Universitário de Santiago, em Aveiro, podendo ser contactada através dos telefones 234 370 882 (extensão 24008) e 914 829 211 ou do endereço eletrónico suellen@ua.pt



“As incubadoras sociais de emprego são espaços de aprendizagem focados nas tendências do mercado de trabalho. Os encontros das equipas constituem uma oportunidade para reforçar as habilidades e  competências dos participantes, sejam elas digitais e/ou transversais, além de serem uma possibilidade de fortalecimento e ampliação de networking. Tudo isso sendo desenvolvido em trabalho de equipa e com mentoria profissional, tendo por objetivo principal a empregabilidade dos participantes.” (Suellen Costa, mentora)


https://www.ovarnews.pt/unave-ua-acolhe-incubadora-social-de-emprego/

Sem comentários: