sexta-feira, dezembro 31, 2021

A Associação de Futebol de Aveiro mantém a tendência de crescimento no número de atletas inscritos relativamente à época desportiva pré-pandemia, com o futebol e futsal feminino a apresentarem a maior taxa de subida desde o início da presente temporada. Saiba ainda quais os clubes que apresentaram a maior taxa de subida no número de inscritos da AFA.

Desde o início da época desportiva, em julho de 2021, até ao dia 29 de dezembro, a Associação de Futebol de Aveiro tem 15.520 atletas inscritos, sendo que o futebol e futsal, ambos no feminino, registam a maior subida relativamente ao período homólogo de 2019. Até ao presente mês de dezembro estão inscritas 948 jogadoras inscritas na AFA, o que representa um crescimento de 10% face ao período anterior, com 858 atletas inscritas.

A nível nacional, a Associação de Futebol de Aveiro está no 4.º lugar do ranking do total de atletas inscritos pelas associações distritais e regionais, que é liderado pela AF Porto. Contudo, a tendência de crescimento da AFA tem vindo a consolidar-se desde 2015, época após época, batendo recordes nas inscrições. 

O ano de 2021 não está a ser exceção, com o trabalho desenvolvido pela AFA a refletir-se na necessidade de manter a dinâmica do projeto da Aldeia do Futebol da AF Aveiro, cuja inauguração da primeira fase aconteceu no final de julho, dispondo de uma infraestrutura que serve atletas das seleções distritais, treinadores e árbitros.

Segundo Paulo Araújo, vice-presidente da AFA responsável pela pasta administrativa e financeira, esse crescimento deve-se à “união de esforços entre a Associação de Futebol de Aveiro e os clubes”. “Há que realçar o trabalho da equipa da AFA em diferentes áreas, nomeadamente na forte aposta feita no reforço do seu gabinete técnico e na vertente administrativa de apoio aos clubes, medidas que se refletiram no crescimento do número de atletas inscritos”, afirma.

O dirigente recorda que “a proximidade e os incentivos aos clubes para a criação de infraestruturas e os apoios na certificação de entidades formadoras” revelou-se preponderante para que a AFA continue a “superar expetativas”. “Estamos no bom caminho, porque mantemos o nosso trabalho diário, que é estruturado com as sinergias necessárias para atingirmos os nossos objetivos”, sublinha.

Anadia FC é o clube com maior crescimento no número de inscritos
Comparativamente à primeira metade da época de 2019/2020, no período entre julho e dezembro, o Anadia FC é o clube que apresenta maior crescimento (24.6%) no número de atletas inscritos no período homólogo de 2021, passando de 223, em 2019, para 278, em 2021.

De entre os oito clubes que apresentam maior crescimento e que pertencem ao Top 15 de atletas inscritos na AFA, o SC Fermentelos surge no 2.º lugar, com uma subida de 22,6% (177/217), que se deve, em grande parte, à criação da secção de futsal no clube, integrando jogadores do CD Pateira. A 3.ª posição pertence à UD Oliveirense (17,2%), que passou dos 278 atletas para os 326, seguindo-se o SC São João de Ver, que subiu 15,1% na inscrição de atletas (231/266). O 5.º lugar é ocupado pelo SC Espinho (12,3%), que passou das 251 inscrições para as 282, sendo que o 6.º lugar pertence ao Oliveira do Bairro SC (231/259), com um crescimento de 12,1%. Segue-se o Fiães SC (317/345), com uma subida de 8,8%, e no 8.º lugar está a AD Taboeira, que subiu 6,9% (375/401).

Por fim, o CD Feirense continua a liderar o Top 10 dos clubes com mais jogadores inscritos (imagem em anexo), com última atualização de dados a 26 de dezembro de 2021. O pódio é ainda composto pelo SC Beira-Mar, que neste mês já ultrapassou o Lusitânia de Lourosa FC.
https://www.ovarnews.pt/?p=58352

Sem comentários: