sexta-feira, abril 11, 2008

As noites mais dançantes de 1981

Discografia Duran Duran – 5
‘Nite Romantics’ (EP), 1981


Editado apenas no Japão, o EP Nite Romantics encetou um hábito que os Duran Duran manteriam vivo na sua discografia até 1987, a compilação de remisturas originalmente lançadas nos máxi-singles, fechando a selecção de temas ao álbum mais recente. Assim foi em 1981, naturalmente com os temas do álbum de estreia Duran Duran como protagonistas. Com capa usando a linha gráfica que Malcolm Garrett (da Assorted Images) havia seguido em todos os lançamentos ligados ao álbum de estreia, Nite Romantics encerrava esse capítulo recolhendo as remisturas de Planet Earth e Girls on Film, juntando-lhes dois temas colhidos no lado B do máxi de Careless Memories: Khanada (um dos melhores lados B da discografia dos Duran Duran) e uma segura versão de Fame, original de David Bowie. Além de Nite Romantics, outros dois EPs de remisturas, um apenas para efeitos promocionais: With Compliments e Night Versions foram igualmente lançados contendo temas de 1981, mas sem o impacte do EP japonês.


With Compliments foi um EP lançado na Primavera de 1981 pela EMI. Usado para efeitos meramente promocionais, tendo essencialmente por objectivo o circuito dos DJs e das discotecas, apresentava a versão longa de Planet Earth e, na face B, as versões dos singles Planet Earth e Careless Memories. O EP teve edição portuguesa, igualmente apenas para efeitos promocionais. A capa é uma variação do grafismo do álbum de estreia.

Apenas lançado no mercado australiano, Night Versions serviu de suporte à primeira digressão local dos Duran Duran, em inícios de 1982. O EP é, na verdade, apenas um máxi-single com ambas as faces de igual peso, incluindo, uma delas Girls On Film, a outra, Planet Earth, ambas nas respectivas versões longas. Apesar de editado já em tempo de preparação de Rio, o grafismo e alinhamento mostram ligação ao álbum de estreia.

A banda britânica actua a 10 de JULHO no FESTIVAL SUPER BOCK SUPER ROCK. Confirmam-se assim os rumores que há muito davam como certo o regresso do grupo liderado por SIMON LE BON ao nosso país, depois de uma passagem triunfante pelo Coliseu dos Recreios, em 2005.
No mesmo dia em que actuam os DURAN DURAN, sobem também ao palco do evento os DIGITALISM, o grande BECK, o irritante "Rato MIKA", RUI REININHO com os MESA e ainda essa enorme aberração musical chamada TIESTO.
Apesar de detestarmos ver as nossas bandas preferidas em festivais, como é óbvio, lá estaremos.
Eis uma amostra do que vamos ver:

(Nuno Galopim in «Sound and Vision»)

Sem comentários: