segunda-feira, abril 14, 2008

Dia Mundial da Doença de Parkinson

A 11 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson, pois esta é a data de nascimento de James Parkinson, o médico que identificou e descreveu, pela primeira vez, os sintomas da doença.
A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo, de progressão lenta e que se torna incapacitante. Manifesta-se por vários sinais e sintomas, sendo os principais:

¨ Tremor em repouso
¨ Dificuldade e lentidão para iniciar os movimentos
¨ Rigidez muscular
¨ Instabilidade postural.

Muitas vezes, é um familiar próximo do doente quem se apercebe de alguma alteração no seu comportamento:

¨ Postura curvada
¨ Braço rígido
¨ Escrita lenta e mais pequena que habitualmente.

O doente com Parkinson apresenta muita dificuldade em andar, arrastando os pés, dando passos pequenos e os braços não acompanham o ritmo normal da marcha. Por tudo isto, o risco de queda é maior.

A causa da doença de Parkinson é ainda desconhecida, no entanto, há alguns factores que se acredita estarem relacionados:
¨ Uso crónico de medicação antipsicótica (para o tratamento da Paranóia grave e Esquizofrenia)
¨ Exposição a certos produtos tóxicos (Manganês, Monóxido de Carbono, Dissulfeto de Carbono, por exemplo)
¨ Tumores cerebrais
¨ Traumatismo craniano
¨ Algumas infecções que atinjam o cérebro.

Esta doença surge, geralmente, por volta dos 55 anos de idade, embora hajam alguns casos descritos de doentes com idades próximas dos 40 anos. Normalmente, os homens são mais afectados do que as mulheres.
Não existe um tratamento que trave a evolução natural da doença. Assim, todos os procedimentos e terapias têm como objectivo controlar os sintomas e manter a independência do doente.
Os tratamentos podem ser farmacológicos ou cirúrgicos, embora estes últimos sejam utilizados com muitas reservas, pois apresentam um risco elevado e um benefício moderado. A medicação utilizada nestas terapias tem, regularmente, alguns efeitos secundários que interferem com o bem-estar do doente, mas menos significativos que os efeitos pretendidos.
A prática diária de exercício físico e a Fisioterapia revelam-se benéficas na manutenção da mobilidade e independência dos doentes.
Como foi descrito anteriormente, a Doença de Parkinson não tem cura e as suas causas são, geralmente, desconhecidas. Deste modo, não há prevenção possível. Porém, são universalmente conhecidas as vantagens de um estilo de vida saudável na manutenção da saúde e o seu contributo para a longevidade.
Assim, nunca é demais lembrar:

¨ A alimentação deve ser variada e equilibrada (fazer 5 a 6 refeições por dia, em quantidades moderadas)
¨ Aumentar a ingestão de frutas e legumes
¨ Praticar diariamente exercício físico moderado
¨ Não fumar
¨ Ingerir café e bebidas alcoólicas com moderação (1 café por dia e 1 copo de vinho, tinto de preferência, às refeições)
¨ Realizar periodicamente consultas de rotina (pelo menos, uma vez por ano).

É importante frisar que toda a população deve conhecer os principais sintomas da doença e manter-se alerta para qualquer alteração que possa surgir, principalmente nos elementos mais idosos.
No nosso país existe uma colectividade que ajuda os doentes de Parkinson e as suas famílias, prestando-lhes esclarecimentos e apoios de vários tipos. A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson está presente em várias delegações, sendo uma delas em Ovar, na rua Júlio Dinis, nº 70 (Telefone 256 575 764).
(in «avfm»)

1 comentário:

Negra - DF disse...

Muito bom,
Embora não tenha informações detalhadas sobre esta síndrome apresenta as de maior importância.

Parabéns!