terça-feira, abril 27, 2004

Trabalhadores da Efacec na rua

Os trabalhadores da Universal Motors de Ovar (ex-Efacec) concentraram-se esta manhã em frente às instalações da empresa porque pensam estar no meio de um processo de encerramento. A empresa que emprega 107 pessoas, em alguns casos há várias décadas, terá dado nos últimos dias passos firmes na direcção ao fecho. Os trabalhadores manifestaram as suas apreensões, e afiançam que o que está a acontecer vai «contra todas as promessas, algumas delas ainda muito recentes».
Segundo afirmam, «a Administração da Empresa, sem sequer dar a cara perante os seus empregados, mandatou um advogado com a missão de negociar uma rescisão com a totalidade dos trabalhadores, que começaram a ser chamados».
Neste âmbito, importa lembrar que a cisão da Efacec, e a consequente criação da Universal Motors, foi apresentada na altura aos trabalhadores como o relançamento do
negócio dos motores.
A empresa estará a tentar negociar condições irrisórias de rescisão - «um mês por cada ano de trabalho pagável em 36 prestações», o que «representa um autêntico insulto a quem dedicou em muitos casos décadas de trabalho à empresa».
A CDU, em tempos, já tinha alertado para o facto deste processo de rescisão de contratos estar a acontecer «numa altura em que são públicos os interesses imobiliários que estão na base de mais este encerramento».
Fonte da administração da Universal Motors que não quis ser identificada, disse ao «Noticias de Ovar» que «em face da crise generalizada e à semelhança de muitas outras fábricas deste país, está em curso um processo de reconversão de funcionários», mas não adiantou em que consiste.

Sem comentários: