sexta-feira, abril 23, 2004

GAMA é formalizada esta tarde

Ovar entre onze amores

Eram três as opções vareiras: Grande Área Metropolitana do Porto, Grande Área Metropolitana de Aveiro ou a integração numa Comunidade Urbana que perdeu sentido quando Santa Maria da Feira «fugiu» para o Porto.

A Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) vai ser formalmente constituída ao final da tarde de hoje. Às 18.30 horas, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, será assinada a escritura pública que assinala a criação da instituição, abrangendo um total de 11 municípios - Aveiro, Ílhavo, Vagos, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar, Oliveira de Azeméis, Murtosa, Águeda, Oliveira do Bairro e Albergaria-a-Velha. Os nossos vizinhos Santa Maria da Feira e São João da Madeira não fazem parte do grupo de concelhos fundadores, apesar de a sua entrada na instituição ter sido disputada pelos dirigentes políticos que lideraram a criação do organismo. No entanto, a opção destes municípios pela Grande Área Metropolitana do Porto foi desvalorizada. «Temos pena de não ter sido possível manter coeso aquilo que é o distrito de Aveiro, mas são eles que perdem», lamentou, entretanto, Alberto Souto, presidente da Câmara de Aveiro, na apresentação da Declaração Política da GAMA, acrescentando que as «pulsões centrípetas» exercidas por Porto e Coimbra ajudam a explicar as decisões de alguns concelhos. O presidente da Câmara de Aveiro acrescentou que os políticos daqueles concelhos «ficaram excessivamente reféns das opiniões públicas» e «cometeram um erro estratégico clamoroso». Exemplificando com São João da Madeira, o autarca socialista antevê que este concelho acabe por se «diluir no universo de pequenos municípios que gravitam em torno do Porto».
A GAMA, com cerca de 400 mil habitantes (60 por cento da população do distrito), será a quarta maior do país, apenas superada por Lisboa, Porto e Braga/Guimarães. A organização levará à extinção da AMRia, tendo sido formada após um «trabalho de vários meses», segundo Ribau Esteves, para quem a GAMA será um «instrumento útil, necessário e fundamental» para a administração das competências a contratualizar com o Estado. A gestão local dos recursos funciona melhor do que se fosse processada por Lisboa, acredita o autarca do PSD, revelando que a GAMA terá sede em Aveiro.
De acordo com o dirigente social-democrata, a nova entidade irá «pressionar o Governo para que invista nesta região», salientando que a administração central terá de ser um «parceiro» da nova associação de municípios. Para Alberto Souto, os concelhos estão perante uma «oportunidade histórica que não devem deixar fugir», apostando no «reforço da cooperação intermunicipal». Saneamento, transportes, educação e grandes equipamentos são áreas que os 11 municípios deverão explorar em conjunto, exemplificou, prevendo que a GAMA irá dispor de uma «boa posição negocial» junto do Governo.

Sem comentários: