segunda-feira, abril 26, 2004

«Au revoir»

A comitiva da cidade geminada Pithiviers, que esteve em Ovar nos últimos cinco dias, parte hoje rumo a casa. As duas cidades encontram-se uma vez por ano ao abrigo do apoio financeiro da União Europeia. A estada de 25 pessoas, 13 dos quais jovens músicos e nadadores, foi proporcionada por um esquema baseado na disponibilidade das residências de famílias de acolhimento.
Os franceses chegaram na passada quinta-feira, tendo visitado a cidade de Coimbra, entre outras. No sábado passado, a delegação participou num programa de rádio na Rádio Antena Vareira, sobre o tema «A geminação Ovar/Pithiviers: a contribuição da cidadania activa em prol da construção europeia: o seu papel face ao alargamento da União Europeia».
As duas cidades participaram ontem nas comemorações do dia 25 de Abril. Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, este foi «mais passo concreto na aproximação de duas comunidades e culturas de duas cidades cada vez mais apenas separadas pela distância geográfica e um reforço do espírito da União Europeia».
Antes da partida, durante a manhã de hoje, a representação da cidade irmã apresentou um estudo final do encontro, na perspectiva de lançar novas possibilidades de cooperação.

Sem comentários: