quinta-feira, abril 22, 2004

Congresso da Ria de Aveiro

Ovar beneficia com Plano Intermunicipal
de Ordenamento da Ria de Aveiro


O Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria, designado Unir@Ria, vai ser apresentado hoje por Duarte Castel-Branco, da empresa CPU - Urbanistas e Arquitectos. Unir@Ria é o primeiro plano de ordenamento intermunicipal do país, abrangendo a zona lagunar de Aveiro.


Em causa estão 156 projectos (vias ecológicas cicláveis ou vias de interesse paisagístico, recreio náutico, unidades turísticas especiais, cais de acostagem, rede de parque de merendas e parques fluviais, entre outros), revelou Ribau Esteves, destacando o pioneirismo do plano.
O plano foi elaborado a partir de estudos datados de 1999 sobre o ordenamento da área portuária de Aveiro e zona lagunar.
O plano define-se como sendo um plano estratégico que «assimila» os planos directores municipais (PDM) não se lhes sobrepondo enquanto instrumentos regulamentares. No entanto, o plano poderá determinar o sentido da revisão de cada um dos PDM, no sentido da necessária uniformização de critérios.
São dez os concelhos e 49 as freguesias abangidos pelo Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria, tocando uma população estimada em 333.114 habitantes. O objectivo global do documento é a qualificação e desevolvimento sustentável da Ria de Aveiro e território envolvente. Os eixos estratégios do documento, que será hoje divulgado, apresenta a Ria em três vectores essenciais: enquanto espaço natural privilegiado, espaço sócio-económico dinâmico e enquanto espaço integral coeso. Pretende-se criar um conjunto de instrumentos que possibilite a preservaçao do ecossistema, compatibilize as actividades que ali se desenvolvem, ao mesmo tempo que gere o território como um todo.
Das propostas estruturantes para a área de intervenção, destaca-se, no documento, a proposta de criação das denominadas «Portas da Ria», enquanto unidades de informação e apoio aos turistas e visitantes, integrando um posto que ficará instalado numa pequena edificação de arquitectura ligeira, inserida na paisagem, com formas simples e apelativas, servido por uma área de estacionamento e espaços axterores arborizados, com mobiliário de apoio, placards informativos e eventualmente, um bar com esplanada. Ovar (Carregal), Murtosa (Torreira), Ílhavo (Costa Nova), Aveiro (esteiro de S. Pedro), Mira (Praia de Mira), Estarreja (Ribeira da Aldeia e futuro nó do IC1), Águeda (Pateira de Fermentelos), e Vagos (junto ao futuro nó do IC1) terão,de acordo com o plano, a sua «Porta da Ria».
Outras propostas são as «Vias de Interesse Paisagístico e Zonas de Estadia», enquanto circuitos «VIP» que associam a funcionalidade de algumas vias à possibilidade de usufruto da paisagem. Ou ainda as «Vias Ecológicas Cicláveis», destinadas exclusivamente à circulação de pessoas, possibilitando um contacto directo com a naturea, ao longo de paisagens interessantes. Prevê-se ainda a instalação de «Unidades Turísticas Especiais» que integrarão diversas valências, entre as quais um centro de interpretação ambiental associado a um centro de exposições e apoiado por um pequeno número de unidades de alojamento e restaração.


Eis algumas das intervenções previstas pelo Unir@Ria para Ovar:

Ovar:
- Pista ciclável / Cais do Carregal à Praia do Areinho
- Valorização paisagística do Cais da Pedra
- Valorização paisagística da Praia da Azurreira
- Uma Unidade Turística Especial na Tijosa

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