Tendo como temática o Natal, o Município de Ovar desafia a mergulhar no mundo dos Pop-Up. De 23 de novembro a 11 de janeiro, pode ser visitada, gratuitamente, na Biblioteca Municipal de Ovar, a coleção particular “Livros Pop-Up Natal”, de José Alberto Rodrigues. Para crianças e famílias, para além de conhecer estes livros especiais, a proposta é pôr mãos à obra. Em novembro e dezembro, o projeto “Ao Sábado, é outra História!” regressa com um convite especial: criar um postal ou um cartão de Natal pop-up original.
“Atendendo à quadra natalícia que se avizinha, estamos certos que a exposição terá o interesse do público em geral que terá a oportunidade de conhecer livros que são verdadeiras obras de artes”, antecipa Ana Cunha, Vereadora responsável pelo equipamento municipal, que reforça a aposta do Município de Ovar na programação para crianças e famílias. “Com diversas iniciativas criativas, pretendemos seguir caminho na criação de hábitos de leitura e na mediação cultural”, destaca.
As histórias natalícias vão ganhar asas com a exposição de José Alberto Rodrigues. Patente a partir de 22 de novembro, “Livros Pop-Up Natal” pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h30 às 13h. Este é um projeto expositivo e formativo de continuidade. Ao longo dos anos, o colecionador tem tido a oportunidade de dar a conhecer o seu espólio particular de livros pop-up que conta com obras de inúmeros autores e países.
Esta é uma forma criativa de convidar os leitores a ingressar no universo dos livros, em especial para os mais novos que vão poder, inclusive, criar o seu pop-up, em formato de postal ou de cartão de Natal. Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, sábados, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Ovar, José Alberto Rodrigues vai, assim, promover duas oficinas. Tendo como pano de fundo a exposição, o colecionador irá explorar os motivos natalícios e diferentes técnicas para a criação de um pop-up. Esta iniciativa integra o projeto “Ao Sábado, é outra História!” que, mensalmente, através de oficinas de contos, leituras expressivas e expressão plástica, pretende incentivar as crianças a explorar a relação entre as palavras, as histórias e as imagens que as podem inspirar, numa partilha intergeracional dinâmica e criativa.
Tal como a exposição, também estas oficinas, destinadas a crianças dos 4 aos 9 anos e que devem ser acompanhadas por um adulto, são gratuitas, mas requerem inscrição obrigatória, sujeita a confirmação, devido ao limite de vagas. Os interessados devem contactar a Biblioteca Municipal de Ovar através dos seguintes meios de contactos: biblioteca@cm-ovar.pt ou 256 586 478.
https://www.ovarnews.pt/?p=85944
Sem comentários:
Enviar um comentário