A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) está a desenvolver uma campanha de sensibilização com o mote “Será? Na dúvida o melhor é ter a certeza, vá ao dermatologista”. A iniciativa alerta para a necessidade de um correto diagnóstico, em qualquer situação de doença da pele, mas também situações relacionadas com as mucosas, cabelo e unhas, que só poderá ser confirmado após observação por um especialista em dermatologia.
“Ao longo da nossa vida, as doenças da pele são muito frequentes e motivo de procura de ajuda. No entanto, o dermatologista nem sempre é reconhecido como o médico especialista mais habilitado e com experiência no diagnóstico de patologias da pele, unhas e cabelo. Esta é a realidade que temos de alterar, para que seja possível intervir o mais rapidamente possível e de forma correta. Um diagnóstico atempado e o correto tratamento são fundamentais para o controlo das diferentes patologias, que se traduzem na melhoria da qualidade de vida para os doentes. A consulta de dermatologia implica a observação integral da pele, a palpação, bem como o recurso a técnicas de diagnóstico em função de cada caso e o esclarecimento do diagnóstico, prognóstico e discussão terapêutica, atendendo ao contexto psíquico, social e cultural de cada doente”, esclarece o presidente da SPDV, Paulo Filipe.
A campanha ganha forma em oito imagens diferentes, cada qual com visualização de diversos tipos de patologia cutânea como forma de despertar para possíveis sinais ou sintomas que surgem na pele. Através destas imagens a campanha alerta e sensibiliza simultaneamente para algumas doenças da pele, nomeadamente, vitiligo, rosácea, melanoma, eczema atópico, psoríase, acne, alopecia areata e micose.
“Através destas imagens, apresentamos alguns dos sinais visíveis associados a estas oito patologias para que quando as pessoas se depararem com qualquer um deles tenham presente que não devem ficar na dúvida e devem consultar um especialista em dermatologia”, reforça o presidente da SPDV.
A campanha vai estar presente em diferentes regiões do país, e espera contar com o apoio de diversas instituições e municípios para que seja possível alcançar o maior número de pessoas. A campanha irá também ganhar forma nos canais digitais da SPDV e dos seus parceiros.
Para mais informações, consulte: www.spdv.pt
https://www.ovarnews.pt/?p=83375
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