sexta-feira, março 08, 2024

Três perguntas a Pedro Nuno Santos (PS)
Enquanto ex-governante, Ministro do anterior governo e natural de São João da Madeira, o cabeça de lista por Aveiro socialista Pedro Nuno Santos é também candidato a Primeiro-Ministro. Enviámos-lhe três questões que nos preocupam:

1. Que medidas (de urgência) propõe para minimizar a erosão costeira no concelho de Ovar, nomeadamente, no Furadouro, tão fustigado pelo avanço do mar.

Sou natural de S. João da Madeira e por isso conheço e conheci bem as praias do distrito nos últimos 40 anos. Quem viu e quem vê a praia do Furadouro, mas também Cortegaça ou São Pedro de Maceda. É assustador o avanço do mar e temos de reforçar a ação, em defesa do ecossistema, da área florestal afetada e das populações. Isso deve ser um desígnio nacional no imediato, que deve juntar o Governo, autarquias locais, entidades ambientais, académicos, engenheiros para que surjam novas abordagens para a resolução dos graves problemas que afetam este troço costeiro.

2. A municipalização da EN109 no concelho de Ovar é um processo irreversível mesmo se não for eleito Primeiro-ministro?

É um processo praticamente finalizado, que espero que seja concluído brevemente. Tal como outras competências que descentralizamos para as autarquias locais, entendemos que também neste assunto a proximidade poderá melhorar o serviço que é prestado aos cidadãos.

 

3. No que se refere à referenciação de Ovar à ULS Aveiro, considera possível reverter para a situação anterior?

A melhoria dos cuidados de saúde primários, dos cuidados hospitalares, na rede de equipamentos de saúde e no reforço das respostas ao nível de recursos humanos e de valências pugnando pela qualidade, acesso e cobertura dos cuidados prestados tem de ser prioritária. E a função do SNS é servir as pessoas, pelo que me parece que este assunto é paradigmático. A vontade da população deve ser tida em consideração, respeitada e o poder político deve agir em conformidade e encontrar um racional que viabilize essa reversão na nova organização do SNS.
https://www.ovarnews.pt/tres-perguntas-a-pedro-nuno-santos-ps/

Sem comentários: