quinta-feira, janeiro 06, 2022

Coube à Troupe de Reis da JOC-LOC cantar a tradição vareira para o então Primeiro-Ministro e actual Secretário Geral da ONU, António Guterres.

Corria o ano de 1999 e tivemos o grato privilégio de acompanhar a visita, ao serviço do extinto semanário vareiro, "Jornal de Ovar". A acompanhar a visita estiveram os autarcas Esmeralda Souto, presidente da Junta de Freguesia de Ovar, e Augusto Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Ovar, ambos eleitos pelo PS.

Uma visita marcada pela boa disposição e pela excelente recepção na Residência Oficial do Primeiro-Ministro que não escondeu a surpresa a satisfação ao ouvir um Canto de Reis tão diferente e nobre entre tantos grupos de Janeiras que também o foram obsequiar naquele dia. Na verdade, António Guterres desconhecia a riqueza da tradição vareira e aos responsáveis autárquicas e da troupe incitou a continuar o bom trabalho na sua preservação e divulgação.

Aqui convém lembrar que na troupe pontuavam dois talentos a quem a tradição muito deve - O Padre Manuel Pires Bastos e Zé da Vesga, entre outros. Sem esquecer João Costa que, além da troupe dinamizava a revista Reis, publicada pela primeira vez oito anos depois da formação da Troupe JOC-LOC. Esta nasceu na sequência do desaparecimento da Troupe Comércio e Indústria, no ano de 1959, afirmando-se sempre como um embaixador do valioso património da tradição reiseira em Ovar.
https://www.ovarnews.pt/o-dia-em-que-os-reis-cantaram-para-antonio-guterres/

Sem comentários: