quarta-feira, janeiro 19, 2022

"Mezinha Antivírus" é o titulo da exposição que Zé Maia inaugura no próximo dia 21, na Biblioteca Municipal. Conforme escreve o próprio, no "flyer" de apresentação, trata-se do resultado de um processo iniciado em março de 2020, quando "o Coronavírus mostrou as garras e Ovar se fechou numa cerca sanitária". Sem as suas ocupações habituais, "as pessoas combatem o vírus como podem, isolando-se e evitando contacto, inclusive com familiares próximos. Como passar o tempo nestas circunstâncias?"

A resposta ao artista". "Evitando sair de casa, os rabiscos de rua, como um hobby permanente, tiveram que ficar para mais tarde. Optei, então, pelo fabrico/montagem de “autómatas” (mecanismos manobrados manualmente, ou não, completando ações repetitivas, mais ou menos complexas) em papel e madeira".

Para além disto, continua, "fiz também trabalhos em papel “esculpindo” pássaros de algumas espécies, muitas delas características da região de Ovar".

Assim, esta “Mezinha Antivírus” permitiu-lhe enfrentar o "contexto perturbador da pandemia duma forma criativa e acabou por se prolongar para além do referido confinamento, resultando numa vasta coleção da qual se
apresentam algumas peças nesta exposição, patente na Biblioteca Municipal de Ovar".
https://www.ovarnews.pt/?p=58797

Sem comentários: