Os autarcas dos Municípios da Região Centro com Carnaval decidiram, esta segunda-feira, adiar para o próximo dia 21 uma decisão sobre a realização de desfiles.
Os actuais números da pandemia não permitem garantir que haverá condições para organizar os corsos, pelo menos, já que todas as outras actividades estão praticamente descartadas.
O vereador Alexandre Rosas, da Câmara de Ovar, explica que a reunião não era decisiva, pretendendo antes fazer um ponto da situação, dado que "cada um destes carnavais são realidades e estruturas organizativas diferentes".
Porque, na verdade, "se mantêm as directrizes acordadas em outubro até indicação em contrário que venha a ser ditada pelas autoridades", salientou.
Da mesma reunião que era para acontecer em Torres Vedras e acabou por decorrer via Zoom, os Carnavais de Ovar, Estarreja, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras acordaram em voltar a ouvir grupos, escolas de samba, Protecção Civil e Autoridade Saúde.
O autarca vareiro reúne já, nesta quinta-feira, com Protecção Civil, e autoridades policiais (PSP e GNR) e de saúde.
"De seguida, reuniremos com grupos e escolas de samba, pois sabíamos que uma nova estirpe era possivel, aconteceu e é importante reavaliar a sua evolução", destaca.
Alexandre Rosas avisa que "a saúde estará sempre em primeiro lugar", embora não haja qualquer parecer da DGS, e está preparado para tomar as decisões que forem precisas.
Os números da pandemia que se vierem a registar nos próximos dias e o pico da vaga que ainda não sabe muito bem quando vai acontecer, serão factores decisivos para o que vai (ou não) ser permitido.
"Já cancelamos muitos desfiles por causa da chuva e se for preciso cancelar mais, fá-lo-emos...", diz, com indisfarçável tristeza.
https://www.ovarnews.pt/?p=58578
Sem comentários:
Enviar um comentário