sábado, março 21, 2009

O disco arrumado mas sem rumo

Discografia Duran Duran - 55
'Pop Trash' (Álbum), 2000



Em 1998, os Duran Duran afastavam-se da EMI, para onde tinham gravado desde a sua estreia discográfica, em 1981.

Assinaram pela Hollywood Records, uma subsidiária da Walt Disney, para a qual acabariam por editar apenas um álbum. Lançado em Junho de 2000, «Pop Trash» tinha conhecido cartão de visita em «Someone Else Not Me», um single polido mas longe de outros melhor sucedidos da obra do grupo.

O álbum seguiria o mesmo caminho, podendo justificar-se este destino quer pela falta de investimento da editora na sua promoção, quer também pelo facto de ser um dos momentos menos inspirados de toda a discografia da banda.

Com Simon Le Bom mais ausente que o habitual, muito do trabalho ficou centrado em Nick Rhodes e Warren Cuccurullo, que na altura estavam a desenvolver o projecto paralelo TV Mania. O disco revela sinais de composição menos depurada, e exemplos vários de excessos barrocos na produção.

Variado nas rotas e destinos, «Pop Trash» acaba na verdade sem um rumo definido... Da intensidade de «Playing With Uranium» ou «Hallucinating Elvis» (a revelar atenção pela música alternativa dos anos 90) à sumptuosidade pop de «Lady Xanax» (um claro descendente dos Arcadia), da canção rejeitada pelos Blondie (que deu título ao álbum) à elegância pontual da balada usada como single de avanço, «Pop Trash» revelou-se um passo em falso em várias frentes.

Nota para a capa, que usa a foto de um pormenor de um carro de Liberace.



O álbum deu origem a um documentário com os três membros a falarem do seu passado, hobbies e ambições ao fim de quase três décadas de carreira. (in «Sound + Vision»)

Sem comentários: