domingo, janeiro 25, 2009

O primeiro 'download'

Discografia Duran Duran - 48
'Electric Barbarella' (single), 1997

Alguns meses depois de Out Of My Mind, já em Setembro de 1997, um novo single foi editado, pensando já no lançamento de um novo álbum de originais. Pensado como uma homenagem ao filme que originara o nome da banda (o clássico Barbarella, de Roger Vadim), Electric Barbarella representava também a mais evidente aproximação, em largos anos, ao som que se associa às memórias mais remotas dos Duran Duran em inícios de 80.
A razão pela qual o single fica na história deve-se ao facto de ter representado a primeira edição a ser colocada à venda para download pela tecnologia Liquid Ãudio, que oferecia uma remistura exclusiva ao preço de 99 cêntimos. A opção, contudo, deixou iradas muitas lojas de discos nos EUA que se recusaram a vender depois o álbum ou a oferecer-lhe espaço de promoção. O álbum, Medazzaland, seria o primeiro dos Duran Duran a não conhecer edição global, não conhecendo sequer lançamento na Europa (onde só chegou via importação).
O single, que na altura também não foi lançado em muitos mercados, teve uma performance discreta nos EUA, não ultrapassando o número 52. A acompanhar a canção, as várias versões editadas do CD single (e máxi single) propuseram um total de 21 misturas de Electric Barbarella, juntando-lhes uma remistura de Out Of My Mind.



O teledisco de Electric Barbarella, assinado pela fotógrafa Ellen Von Unwerth, apresenta a modelo norte-americana Myka Dunkle, escolhida pela própria realizadora, que procurava passos de dança com um travo robotizado.



O single de Electric Barbarella teve uma segunda vida, já em 1999, na sequência do impacte da compilação Greatest. Lançado com nova capa, com design completamente distinto do escolhido na primeira edição de 1997, e com novos temas como complemento (nomeadamente uma remistura do tema principal e ainda uma outra, recente, para o clássico Girls On Film), o single teve melhor sorte desta vez.
Não só foi lançado em mais territórios como conseguiu maior exposição mediática, atingindo então no Reino Undo o número 23. Por acompanhar a antologia Greatest, lançada pela EMI, a segunda vida de Electric Barbarella assinalou um breve reencontro da banda com a sua velha editora que, todavia, o grupo abandonaria pouco tempo depois.
(in «Sound + Vision»)

Sem comentários: