![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge-QuFK8YNDWTyduPAq4WRzCVkRbk8llmlGZIgOfBnhs8YyNRAV2t6Nu3VTKpskyYwi0O9zQorwc6LOPCaAiZYIg6CjjMb_-7dqbFacne6Dgykt6b2_lh9VWoXwoOjxm-JqGwg/s200/1paginaGrande.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxvj75SYAo7c0C58BkMfrYjnYHnlwVGgX5cyGkj2bZ-xuVbDPAK7HX-ZcF0d8nz2M5ss0z7JCA1WXTEPtzDILa3HuyxNjZXZzCF0cbde0KxCg-JBa8XRe7CZ3Oi0wfOea5Xfwl/s200/wdiag.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWeIYB1EtKEsTEYJ0DoioXRLngz3n3LY_hBryIi4iT81igb50HE_La1UxiUJnv8qJlS0RZJstmb4w2RIhiLZeQOqX3C5Li1K4FEPp76tRWqozCyyK2xPLH0CBBXXGY9sMWsHlK/s200/record.jpg)
É uma tristeza observar a preguiça criativa, o conformismo estilístico e as rotinas (des)informativas a que chegou a imprensa desportiva lusa. Isso já se sabia.
Observe-se agora este conjunto de primeiras páginas da última segunda-feira. Há alguma referência à conquista da Taça de Portugal de Basquetebol pela Ovarense?
A grande conquista - quase épica, surge escandalocamente esquecida. De facto, eliminar o Benfica sai caro... Depois, tudo é tratado como se os chamados grandes fossem os protagonistas obrigatórios da actualidade, aconteça o que acontecer.
É uma tristeza, insisto. Não porque haja aqui informações "mentirosas". Podemos até admitir que jornais e comentadores considerem a vitória vareira um acidente desprezível que não justifica a sua atenção. O que está em jogo está muito para além do futebol (e ainda mais das preferências clubistas seja de quem for).
Tem a ver com uma vocação primordial — e, salvo melhor opinião, inalienável — do próprio trabalho jornalístico. A saber: a de nos convidar a abrir os olhos, a sensibilidade e o pensamento para a pluralidade do mundo e da experiência humana. Nesta paisagem tão limitada, é preciso nascer grande para se ter direito a uma manchete. E sublinho: "uma" manchete — porque, afinal de contas, os três jornais conseguem substituir-se uns aos outros, diluindo a sua identidade no lugar comum de uma só rotina.
6 comentários:
E que dizer dos ditos "jornalistas de investigação política" que andam há 30 anos a seguir os políticos e não lhes ocorre perguntar de onde vem o guito?
Esses sim, são uns autenticos pézinhos de microfone ...
Quanto aos jornais fico a aguardar pela capa dos jornais de Ovar ... ah! pois! Parece que agora é só um ... porque será?
Aquele Abraço,
QUERES O QUÊ HOLOFOTES NÃO!!!
PAGA ANTES PARA SERES SERVIDO OU PENSAS QUE ISTO E O DA JOANA !
QUANDO PERDESTE COM O BENFICA MAIS PARECIAS UM PIROLITO DO ESGOTO ! OLHA VAI DAR BANHO AO CÃO .TAS BEBADO OU QUERES UMA CHUCHA ...
sois pequenos em tudo ! dssss
bem giras as joanas
Expliquem ao país o que é basquetebol!
Existem vários campeões no concelho de Ovar que não têm o mesmo tratamento pela imprensa regional quando comparados com os conquistados pelo basquetebol.
Penso que é uma "regra" do jornalismo vender o que o leitor quer ler.
o problema é que se não se fala no basquet ou nas outras modalidades como saber se é isso que o público detesta?
Enviar um comentário