quarta-feira, janeiro 28, 2009

Imprensa (anti)desportiva



É uma tristeza observar a preguiça criativa, o conformismo estilístico e as rotinas (des)informativas a que chegou a imprensa desportiva lusa. Isso já se sabia.
Observe-se agora este conjunto de primeiras páginas da última segunda-feira. Há alguma referência à conquista da Taça de Portugal de Basquetebol pela Ovarense?
A grande conquista - quase épica, surge escandalocamente esquecida. De facto, eliminar o Benfica sai caro... Depois, tudo é tratado como se os chamados grandes fossem os protagonistas obrigatórios da actualidade, aconteça o que acontecer.

É uma tristeza, insisto. Não porque haja aqui informações "mentirosas". Podemos até admitir que jornais e comentadores considerem a vitória vareira um acidente desprezível que não justifica a sua atenção. O que está em jogo está muito para além do futebol (e ainda mais das preferências clubistas seja de quem for).

Tem a ver com uma vocação primordial — e, salvo melhor opinião, inalienável — do próprio trabalho jornalístico. A saber: a de nos convidar a abrir os olhos, a sensibilidade e o pensamento para a pluralidade do mundo e da experiência humana. Nesta paisagem tão limitada, é preciso nascer grande para se ter direito a uma manchete. E sublinho: "uma" manchete — porque, afinal de contas, os três jornais conseguem substituir-se uns aos outros, diluindo a sua identidade no lugar comum de uma só rotina.

6 comentários:

Anónimo disse...

E que dizer dos ditos "jornalistas de investigação política" que andam há 30 anos a seguir os políticos e não lhes ocorre perguntar de onde vem o guito?
Esses sim, são uns autenticos pézinhos de microfone ...
Quanto aos jornais fico a aguardar pela capa dos jornais de Ovar ... ah! pois! Parece que agora é só um ... porque será?
Aquele Abraço,

Anónimo disse...

QUERES O QUÊ HOLOFOTES NÃO!!!
PAGA ANTES PARA SERES SERVIDO OU PENSAS QUE ISTO E O DA JOANA !
QUANDO PERDESTE COM O BENFICA MAIS PARECIAS UM PIROLITO DO ESGOTO ! OLHA VAI DAR BANHO AO CÃO .TAS BEBADO OU QUERES UMA CHUCHA ...

Anónimo disse...

sois pequenos em tudo ! dssss

Anónimo disse...

bem giras as joanas

Anónimo disse...

Expliquem ao país o que é basquetebol!
Existem vários campeões no concelho de Ovar que não têm o mesmo tratamento pela imprensa regional quando comparados com os conquistados pelo basquetebol.
Penso que é uma "regra" do jornalismo vender o que o leitor quer ler.

Anónimo disse...

o problema é que se não se fala no basquet ou nas outras modalidades como saber se é isso que o público detesta?