terça-feira, janeiro 06, 2009

50 anos da Troupe de Reis da JOC/LOC


A Troupe da JOC/LOC está a comemorar, este ano, 50 anos de actividade reiseira, apresentando uma edição especial da sua Revista «Reis». A publicação, normalmente de muito interesse, aborda tradições, história, personagens e curiosidades vareiras.
Sobre os «nossos» Reis, uma evolução do habitual e reptititivo Cantar das Janeiras, segue uma tradição com mais de 100 anos,em que as ruas de Ovar são calcorreadas, entre 1 e 6 de Janeiro, por cerca de 20 grupos de reiseiros – as chamadas troupes de Reis de Ovar – constituídas por dezenas de elementos – que visitam lugares públicos, associações e casas particulares cantando, a 2 ou 3 vozes, melodias e letras originais, acompanhadas por diversos instrumentos típicos (violas, violinos, bandolins, flautas…) e que diferencia a tradição ovarense.
Faz ainda parte da tradição serem três os números apresentados – saudação, mensagem e agradecimento –, cada um interpretando, segundo a inspiração dos autores, os sentimentos próprios da quadra natalícia em canções normalmente originais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia não sou de Ovar mas conheço essa riqueza que é a tradição dos Reis. Fico admirada como é que esta maravilhosa tradição não é mais divulgada pelo país.
Grande terra essa que tem gente desta.

Helena

Anónimo disse...

Concordo. Mas sobre isso pode ler uma entrevista oportuna do reiseiro José Muge ao Ovarnews.com.