quinta-feira, julho 29, 2004

Salão Nobre vai ter obra de Emerenciano

Nome sobejamente conhecido do panorama artístico nacional, Emerenciano foi o artista plástico escolhido para conceber e realizar o painel em azulejo que será colocado no novo Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, após as obras que nele decorrem actualmente. O executivo reconheceu-lhe a qualidade artística e criativa necessárias e, sendo Emerenciano natural de Ovar, goza de uma «forte identificação com a nossa terra com a qual mantém fortes laços, o que era condição essencial para a selecção», justifica Armando França.
Sabe-se que Emerenciano, apesar de não radicado em Ovar respira vareirismo por todos os poros e como tal não admirou que o material privilegiado para o seu trabalho tenha sido a cerâmica. Todos os pormenores foram alvo de diálogo entre artista e autarquia, que para além do mais gostaria de aludir ao epíteto «cidade-museu do azulejo», acabando o projecto da obra por ser aprovado em reunião do executivo.
O painel a que colocou mãos à obra tem dez metros de comprimento por três de altura e, nas palavras do seu autor, «não é propriamente uma pintura», preferindo chamar-lhe «um desenho colorido, de linha com cor, uma iconografia». («Diário de Aveiro»)

Sem comentários: