quinta-feira, julho 22, 2004

AVANCA’04
Filmes já estão em exibição 

nome da imagem
Aqui bem ao lado, o AVANCA’04 é um espaço cheio de imagens, filmes, surpresas, workshops, ideias, exposições, encontros, discussões. O AVANCA’04 é um encontro de todos os cantos do mundo. A apresentação está feita. O ecrã gigante do Cine Clube de Avanca já projectou as primeiras imagens do Festival AVANCA’04 – “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” que decorrem até 25 de Julho. A curta-metragem “Timor Loro Sae”, produzida em Avanca, do realizador Vítor Lopes abriu a sessão competitiva internacional. 
A Cerimónia de Abertura do AVANCA’04 e Entrega de Prémios da edição de 2003 antecedeu a exibição de filmes no Auditório Paroquial de Avanca. Pelo palco desfilaram os vencedores do AVANCA’03. Francisco Lança com o filme de animação “Zé e o Pinguim” venceu o troféu da Competição “Avanca”. 
A Vila avancanense concentra trabalhos vindos dos 5 continentes. Durante 5 dias, 65 filmes provenientes de 27 países, seleccionados entre 846 películas, vão estar em exibição nesta que é a maior edição de sempre do Festival de Avanca. Assim considera o Presidente do Cine Clube de Avanca, Costa Valente, que realiza esta grande produção desde 1997. 
A Câmara Municipal de Estarreja é co-organizadora do evento. A autarquia “procura ser um parceiro e encara o Cine Clube como um contributo para a vida cultural que se quer intensa e com prestígio”, afirmou o Vereador do Pelouro da Cultura, José Cláudio Vital. 
O Festival tem 4 palcos. Na Escola Egas Moniz decorrem a Competição Web Movies e os 7 workshops especializados na área do cinema e dos audiovisuais transformando Avanca no maior espaço europeu de workshops de Verão. Jean-Pierre Ruh (França), John e Mark Lycette (Austrália), Pavel Medvedev (Rússia), Ursula Meyer (França, Suiça, Bélgica), Felix Murcia (Espanha), Alfredo Cavazzoni (Itália) e o realizador português Lauro António são os profissionais responsáveis pelas acções de formação. 
A Sala de Conferências da Junta de Freguesia de Avanca recebe a Competição em Televisão com sessões marcadas para os dias 22, 23 e 24 às 10H00 e 15H00 num total de 6 sessões. 
O Auditório é o cenário principal do evento com a realização de 8 sessões da competição internacional durante os dias 22 e 23 às 18H00, 22H00 e 24H00 e no dia 24 entre as 18H00 e as 20H00. 
Os dois últimos dias (24 e 25) terão Cinema ao Ar Livre no Recinto do Festival de Gastronomia de Avanca a partir das 23H00.

Sem comentários: