segunda-feira, julho 29, 2024

FESTA para quem? - Lobo Mau
Nunca ninguém percebeu muito bem porque é que um Município que gasta balúrdios em festas e romarias, artistas de Rádio, TV e CD ripados, não tenha espreitado a oportunidade de instalar uma Fun Zone para o Euro 2024.

Falta de confiança na selecção, talvez. No Mister Martinez e num Ronaldo que golos não marcou.

O certo é que os adeptos vareiros que quiseram experimentar o calor da emoção tiveram que ir para Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Espinho ou Aveiro, municípios vizinhos cujas funzones contaram com assinalável sucesso.

Nem o clamor dos adeptos chegou aos Paços do Concelho nem a um conjunto de vereadores encerrados na bolha dos gabinetes alheios ao mundo e à realidade pobre da sua terra.

Uma FunZone teria feito esquecer a tristeza que circunda o cine teatro de Ovar. A propósito: Ainda alguém se lembra do Velho Teatro Ovarense? Não. Pois, eu lembro-me muito bem. E até me lembro dos projectos que se tinham aventado para o imóvel, inclusivamente quando era Ministro da Cultura um tal de Manuel Maria Carrilho. O nosso vereador da Cultura da altura, Manuel Malícia, dizia que tinha reunido com o ministro e chegou a anunciar a recuperação do imóvel com um projecto que contemplava até (imagine-se!) um café-concerto. Pouco tempo depois foi demolido. Esteve lá um magnífico monte de entulho e agora está concluído um prédio de apartamentos. Ai Ovar...

Perdeu-se um belo teatrinho de bolso ao melhor estilo parisiense. Se recuperado seria único na região.

Demoliram um imóvel por onde passaram gerações de artistas vareiros e onde assisti às chegada das projecções de cinema à nossa vila. Agora preparam-se para fazer o mesmo a outra casa que guarda nas suas paredes, no seu palco, nos seus camarins, memórias de grandes noitadas de talentos vareiros, de risos, de lágrimas, de carnaval, de Reis, de festa.

São João da Madeira recuperou o seu, Santa Maria da Feira recuperou o seu, Albergaria-a-Velha recuperou o seu, Estarreja recuperou o seu... Até um museu do arroz os nossos vizinhos vão inaugurar. Que capacidade tem o Diamantino Sabina! Ainda ninguém o convidou para ser candidato em Ovar nas próximas autárquicas? Laranjinhas, pensem nisso. Que classe.

Diamantino, permite que te pergunte: Tu demolirias o CineTeatro?

Políticos desta terra, provem que este sistema, no qual acreditamos votando de quatro em quatro anos, ainda vale alguma coisa. Que a palavra dos homens vale qualquer coisa. Não desbaratem a nossa confiança. Oiçam a opinião das pessoas que representam.

É público que um dos vereadores de Ovar nunca leu um livro e nunca pisou um palco, aquele palco ou outro. Nem estudos, nem experiência. Só pode ser um erro de casting, um atraso de vida. Devia ser proibido.

Fácil é atirar uma centena de milhar de Euros dos nossos impostos para cima do Parque Urbano em artistas de pendor africano, sob uma alegada palete multicultural, um tema injetado à pressão para infantilmente justificar um line-up para o público do costume: as elites que entram e saem do parque urbano sem passar pela cidade que se mantém escura e feia e sem sinal de vida enquanto os concertos decorrem. É esbanjar... Sem retorno financeiro. Um falhanço total.

Passear, comer, beber e gastar dinheiro. Este festival grita "não venham para aqui saturar-nos as ruas com turistas e consumo!" Esses que enchem as ruas com o seu passo lento e estragam os becos quando se apaixonam por eles e querem tanto deles fazer parte que pagam aos velhinhos para lhes ficar com casebres sem condições, que transformam em moradas de luxo.

E insistir nisto porquê? Dois dias?

Dizem que os pilares do cineteatro tremem com um dia e pode ser que caia de uma vez em dois dias.

Diamantino Sabina anda cá mostrar como se faz, com categoria, uma terra avançar sem peneiras balofas.

Este amontoado de vereadores começam a perceber porque é que os vareiros estão tão zangados com eles.

O Lobo Mau

(Leitor devidamente identificado)

 PS. O que se pagou SÓ em artistas:

"Jorge Palma com convidado especial, Sérgio Godinho"

21.500 Euros 

"Lá no Xepangara"

15.000

Sopa de Pedra + Grupo Vocal Canto Décimo"

11.500

ACÁCIA MAIOR" e "BIXIGA 70"

17.000

"Bateu Matou"

7.950

"BRANKO

9.500

Africa Negra 5.600

 

 
https://www.ovarnews.pt/festa-para-quem-lobo-mau/

Sem comentários: