sábado, julho 13, 2024

Este é o Cruzeiro da Ria número 60
A NADO – Náutica Desportiva Ovarense organiza, em parceria com o Sporting Clube de Aveiro e a Associação Náutica da Torreira, o 60.º Cruzeiro da Ria, nos dias 17 e 18 de Agosto.

A festa da Ria conta, normalmente, com mais de 70 barcos a competir nas diferentes classes de vela.

Está, assim, marcada e anunciada uma das principais provas na Ria de Aveiro, que se estende por dois dias de regatas em linha, entre Ovar e Aveiro, num total de 32 milhas, abertas a todas as embarcações (optimist, vela ligeira e pequenos cruzeiros com quilha móvel).

No sábado, primeiro dia de prova, faz-se a ligação entre o Carregal e São Jacinto e no Domingo o percurso inverso de regresso a Ovar.

Antes de tudo, na sexta-feira, dá-se a chegada e o processo de inscrição de participantes.

A prova fica, todavia, marcada pelas dificuldades impostas pelo assoreamento cuja última intervenção não resolveu.

Os clubes náuticas organizadores da clássica prova consideram que a recente obra de desassoreamento da Ria de Aveiro, cuja empreitada, tutelada pela Polis Litoral Ria de Aveiro, ultrapassou os 23 milhões de euros, mas que excluiu a dragagem de portos de abrigo e ancoradouros da pesca e da náutica de recreio, foi uma oportunidade perdida, que carece, por consequência, de um complemento que resolva um problema cuja solução há décadas vem sendo adiada.

"A Ria de Aveiro é um território com fortíssimo impacto na economia regional e um elemento chave na promoção turística do Centro de Portugal, sendo a pesca e a náutica de recreio dois dos principais setores promotores de riqueza e bem-estar nos concelhos ribeirinhos, deles dependendo centenas de famílias que, direta ou indiretamente, se relacionam com aquelas atividades".

Os clubes apelaram, recentemente, ao Governo e à sua política e sentido de coesão territorial para que este "problema, crescentemente preocupante e observado em todo o território lagunar, possa merecer uma tomada de decisão urgente e que, tal como em relação ao Algarve, possa ser objeto de uma intervenção permanente das autoridades, de forma a garantir e a salvaguardar a segurança de embarcações e tripulantes, tanto da pesca profissional como do desporto náutico".

 

 
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