I Congresso Regional de Turismo
Rota da Luz vira Região
da Ria de Aveiro
Organizado pela Região de Turismo Rota da Luz e contando com mais de 300 participantes, o I Congresso Regional de Turismo realizado em Aveiro nos dias 14 e 15 de Novembro promoveu o debate de várias temáticas actuais para o sector turístico regional. Neste congresso, destacou-se não só a cumplicidade criada entre a Região de Turismo Rota da Luz e os agentes regionais de turismo, assim como a necessidade de promover novos fóruns de discussão com cariz regular.
Os objectivos traçados para o I Congresso Regional de Turismo foram alcançados na sua íntegra, registando-se cinco conclusões principais:
1ª) Os vários agentes e operadores intervenientes no sector turístico regional necessitam ganhar dimensão, alargar e dar visibilidade a sua acção. Neste sentido e na sequência do trabalho desenvolvido no Congresso, os agentes estão já a trabalhar em parceria projectando e potenciando as múltiplas complementaridades existentes.
2ª) A região de Aveiro não pode mais ser adiada! Deve passar das potencialidades às realidades.
3ª) Dada a objectividade e importância dos painéis abordados no Congresso, vão ser constituídos grupos de trabalho específicos por tema.
4ª) O turismo náutico é prioritário para o desenvolvimento turístico sustentado na Região, devendo ser considerado como primeiro produto estratégico para a Região Centro no âmbito do PENT - Plano Estratégico Nacional do Turismo.
5ª) No âmbito do novo quadro das regiões de turismo/agências regionais de turismo em definição pela Secretaria de Estado do Turismo, a Região da Ria de Aveiro deve ser identificada como Região de Turismo, dada a sua singularidade e carácter diferenciador.
Sem comentários:
Enviar um comentário