Novembro, talvez por antecipar o Natal, é tradicionalmente o mês das promoções. Desde a mundialmente famosa Black Friday, ou sexta-feira negra, até às campanhas compre um leve dois, sucedem-se as vendas com redução de preço.
Mas as semanas de “preços loucos”, as campanhas até 50 % de desconto, a semana da sexta-feira negra ou as promoções mais baixas de sempre são sempre boas oportunidades de compra? Vale sempre a pena comprar “tudo e mais um par de botas”? Seja um consumidor consciente, informado e sustentável!
O QUE SABER ANTES DE DECIDIR COMPRAR?
O «preço mais baixo anteriormente praticado» é o preço mais baixo a que o produto foi vendido, fora de eventuais períodos de saldo ou de promoção, nos 90 dias anteriores ao dia em que é posto à venda em saldo ou em promoção. Já a «percentagem de redução» é relativa ao preço mais baixo anteriormente praticado ou, tratando-se de um produto não comercializado previamente naquele estabelecimento respeita ao preço a praticar após o período de redução. Na venda com redução de preço deve ser indicada de modo inequívoco, a modalidade de venda, o tipo de produtos, a respetiva percentagem de redução, bem como a data de início e o período de duração.
ACAUTELE-SE, INFORME-SE E EVITE COMPRAR GATO POR LEBRE
Promoções, como seja “pague 2 e leve 3”, pode ser uma falsa ação de poupar, desde logo porque pode nem estar a precisar dos produtos, e comprá-los por impulso de estar em promoção. Antes de comprar estes artigos, verifique também a data de validade e pense bem se realmente precisa.
Leia primeira e atentamente os folhetos promocionais. Embora os descontos possam ser uma oportunidade para poupar dinheiro com as reduções de preço, há que ser crítico na escolha. Verifique se o preço compensa – por vezes preços de marca branca ou sem estar em promoção são opções ainda mais baratas, se precisa efetivamente do produto, analise as dimensões das embalagens e não se esqueça de confirmar se o valor registado na caixa corresponde ao anunciado.
Se preferir comprar à distância, via internet, esteja preparado para enfrentar centenas de anúncios de ofertas imperdíveis. Desde a oferta de portes e outras despesas à compra de um artigo com 70% de desconto tudo parece ser uma oportunidade única. Porém, muitas lojas online impõem um limite mínimo de compras para oferecer os portes de envio, levando o consumidor a gastar mais do que planeado na sua compra inicial para não ter de suportar os custos de entrega.
Informe-se com a nossa equipa.
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