quarta-feira, setembro 21, 2022

AIDA lança estudo sobre melhores praticas digitais
Inserido no projeto ADE (Aveiro Digital Export), a AIDA CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro – lançou um estudo sobre as melhores práticas de exportação em canais digitais junto das PME, que pretende ser uma ferramenta agregadora de conhecimento e experiências para as empresas exportadoras do distrito de Aveiro.

O estudo teve por base uma pesquisa completa e a realização de um benchmarking nacional e internacional que, através de vários métodos, ferramentas e fontes permitiu recolher e tratar dados de diferentes setores, que resultou na apresentação de cinco empresas consideradas casos de sucesso na internacionalização e exportação via canais digitais, designadamente a

Ferneto S.A., HFA S.A., Ovargado S.A., Revigrés, Lda., Rialto Indústria Alimentar, Lda.

Dividido em seis capítulos, o documento inicia-se com um breve enquadramento relacionado com o contexto digital atual em Portugal e no mundo, seguindo depois para a exportação enquanto processo base e para a apresentação dos principais canais existentes e úteis à atividade empresarial.

O documento termina depois com um estudo sobre as boas práticas e com a apresentação de 4 casos de sucesso de empresas exportadoras - a Motrinde S.A., a Vink VTS, Lusavouga e a Recer -, cujo sucesso assenta fortemente na

na digitalização das suas exportações, que vêm assim destacar a real aplicabilidade dos temas e das ferramentas que foram apresentadas nos capítulos anteriores.

Os resultados das pesquisas para a realização deste estudo apontam para o mercado online como grande possibilidade de crescimento e produtividade para as empresas, não apenas em Portugal, mas no contexto global. No entanto, é de referir que 59% das empresas nacionais não obtinham nenhuma presença online em 2020, pelo que uma das recomendações deste mesmo estudo é, precisamente, identificar os motivos que impedem, ou por vezes retardam, o investimento na vertente digital no processo de exportação destas empresas.

Deste modo, e identificando os potenciais obstáculos e dúvidas as PME terão a oportunidade de planear e preparar da melhor forma possível a sua integração nesta era digital.

O ADE – Aveiro Digital Export é um projeto promovido pela AIDA CCI – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro que pretende capacitar as PME do distrito de Aveiro para a exportação através da utilização dos canais digitais.

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 745 783,45 euros o que resultou num incentivo FEDER de 633.915,93 Euros.

 
https://www.ovarnews.pt/?p=65735

Sem comentários: