sexta-feira, setembro 09, 2022

Hospital de Ovar dispõe de um novo equipamento portátil de Radiologia

Hospital de Ovar dispõe de um novo equipamento portátil de Radiologia

O Serviço de Imagiologia do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) dispõe, desde agosto, de um novo equipamento portátil de Radiologia. 




Trata-se de um aparelho móvel de raios-X digital, com aquisição direta das imagens. Uma vez adquirida a imagem (por exemplo, uma radiografia pulmonar), fica de imediato visível no equipamento, sendo também enviada para o arquivo imagiológico (PACS) do paciente.




O equipamento, com enormes vantagens para os utentes e para os profissionais, acrescenta valor aos cuidados de saúde”, afirma o presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, salientando que a evolução do Serviço de Imagiologia “tem sido uma das apostas desta unidade, enquadradas no espírito de melhoria tecnológica constante de que estamos imbuídos”. Além disso, “em vez de os nossos doentes internados que precisam de RX virem à sala de RX, situada no piso zero, com todo o desconforto que tal operação acarreta, a partir de agora o aparelho de RX vai aos nossos doentes, permitindo ainda dar apoio à atividade desenvolvida no Bloco Operatório”, sublinha o responsável.




Estamos muito satisfeitos com este novo equipamento, que demonstra a vitalidade e ambição do Hospital de Ovar em prosseguir a sua missão de prestar sempre o melhor serviço à população, de forma humanizada e personalizada. Ao longo dos anos, esta instituição tem procurado corresponder às necessidades das linhas assistenciais estratégicas, em harmonia com os objetivos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no contexto da transição digital em curso”, acrescenta.




Como o nome indica, este equipamento pode deslocar-se às enfermarias e mesmo ao bloco operatório (recobro), em situações específicas, tendo sempre presente que a exposição a radiação X implica “medidas de segurança de proteção radiológica para o paciente, profissionais de saúde e outros pacientes”, sustenta a responsável do Serviço de Imagiologia do HFZ-Ovar, Salomé Araújo.




O investimento foi assegurado por fundos comunitários (PO Centro) e pelo apoio do Fundo Todos por quem Cuida, uma parceria entre a APIFARMA, Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos surgida aquando da resposta da sociedade civil à pandemia, entidades a quem o HFZ-Ovar manifesta o seu profundo agradecimento.


https://www.ovarnews.pt/hospital-de-ovar-dispoe-de-um-novo-equipamento-portatil-de-radiologia/

Sem comentários: