sexta-feira, agosto 12, 2022

Se olharmos para o cartaz e depois para o calendário, verificamos sem esforço que o Festival das Dunas de São Jacinto de 2022 está muito longe daquele ano de 2003 em que tudo começou.

Roxy Music e Bryan Ferry, Simply Red e INXS (só para nomear alguns dos internacionais) foram nomes que se ouviram em plena Reserva Natural naquele ano. Por lá também passaria, am versão DJ, Andrew Fletcher, dos Depeche Mode, recentemente falecido, a acompanhar o lançamento das “Client”. Seguiu-se um longo silêncio antes de o certame musical regressar em formato multidisciplinar que já vai na sexta edição. Numa organização da Câmara Municipal de Aveiro, envolve-se agora todo o território da freguesia, com a realização de atividades em toda a sua extensão num misto de exploração da natureza, de atividades desportivas e náuticas, música e cultura, com o objectivo de promover vários momentos de animação, partilha e de convívio entre os visitantes, a população e as instituições.

Em 2022 voltam a ser três dias de Festival, no qual serão realizados 15 espectáculos, desde musicais, artes performativas e animação de rua e de praia, envolvendo toda a comunidade.

A música tem especial destaque: na sexta-feira, dia 26 de agosto, há Nobla e No Maka, no sábado, dia 27 de agosto, dos Expensive Soul e no domingo, dia 28 de agosto, os SantaMaria, que atuarão no Palco Marginal. Os concertos de Noble e dos Expensive Soul estão marcados para as 22h00, enquanto que os Santamaria atuarão no encerramento do Festival, quando forem 18h00 do dia 28 de agosto, domingo.

Para além deste palco principal, o Festival terá um segundo palco denominado “Palco Dunas”, localizado no areal e onde serão desenvolvidas várias atividades durante os três dias do evento, nomeadamente os já tradicionais “Sunset”.

Como já é habitual, as noites de sexta-feira e sábado terminaram pelas 23h45 com os espetáculos Dunas Summar Bay, na baía de São Jacinto, onde a música e a pirotecnia se fundirão num espetáculo de cor e luz.

O Prio Air Show vai continuar a ser um dos grandes destaques do Festival Dunas de São Jacinto, com início marcado para as 15h00 de sábado, 27 de agosto, numa parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e a empresa PRIO, São Jacinto será palco da adrenalina dos voos acrobáticos de mais de uma dezena de aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas e estrangeiras, na baía de São Jacinto. A PRIO participará nesta tarde de adrenalina com o seu avião.

Pelo segundo ano consecutivo, São Jacinto vai acolher o maior encontro de aeronaves ultraleves realizado em Portugal. O Fly-In DunasS vai acolher mais de 70 aeronaves que vão aterrar e estar visitáveis das 14h00 às 17h00 de domingo na pista de aterragem do Regimento de Infantaria n-º10, no último dia do Festival Dunas de São Jacinto 2022. Com a organização da APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve e da AeroDreams, este encontro é também um contributo para a aposta que a CMA quer fazer de dar vida ao aeródromo civil de Aveiro.
https://www.ovarnews.pt/?p=64741

Sem comentários: