domingo, agosto 21, 2022

A força de um sonho não conhece limites
Desde 2016 que a sua presença não passa despercebida na praia do Furadouro. A convite do amigo e nadador salvador Henrique Maganinho, Bernardino Pinho passa a época estival a auxiliar o amigo na prevenção e segurança dos banhistas na praia do Furadouro, em Ovar.

Sublinhando sempre que não é nadador salvador com formação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), já que "devido à minha limitação física não conseguiria realizar as provas físicas do curso", Bernardino apaixonou-se pela profissão. "Se tivesse outra condição, com o gosto que tenho por esta actividade, teria seguido este caminho", confessa.

DR

A oportunidade de tomar o gosto pela actividade e desempenhar a função chegou quase em forma de brincadeira "quando o amigo nadador salvador me desafiou para vigiar a praia com ele utilizando os meios de salvamento", recorda Bernardino. Posteriormente, "ofereceu-me um equipamento idêntico ao de nadador salvador". A partir daí sempre que vai à praia, enverga o equipamento com orgulho e apoia o amigo nas "funções de vigilância e prevenção, alertando as pessoas para os perigos do mar e ajudando a identificar situações de possível afogamento".

A praia do Furadouro apresenta desafios complicados já que a erosão que o areal apresenta tem influência, nomeadamente, nas correntes que provoca, "mas estamos sempre atentos e prontos para entrar em acção", realça Bernardino que recorda uma das situações mais marcantes por que passou: "Foi quando alertei os meus colegas nadadores salvadores para uma pessoa que estava aflita a pedir ajuda na parte norte da praia, fora da zona de vigilância". E acrescenta: "Uma zona, aliás, onde já ocorreram muitos salvamentos e deveria ser vigiada".

DR

CINCO PERGUNTAS A BERNARDINHO PINHO

1. Esta acção está a corresponder às tuas expectativas?

- Sinceramente, superou as minhas expectativas. Nunca pensei ser tão bem integrado e pudesse estar tão envolvido nestas tarefas, tendo uma excelente relação com os meus colegas nadadores-salvadores e com a comunidade.

2. As pessoas cumprem as regras de segurança?

- Em relação ao cumprimento das regras de segurança, na maioria das vezes, as pessoas acatam as indicações dos nadadores-salvadores. Apesar de por vezes haver alguns adolescentes gostam de "furar" as regras. Esquecem-se é que quando se informa sobre alguma coisa, estamos a prevenir possíveis situações de perigo.

3. Ou tens de estar sempre a chamar a atenção para o perigo?

- Obviamente que temos de estar alertar as pessoas para o perigo, porque o nosso mar é muito perigoso.

4. Estás em que zona da praia?

- Estou na zona de vigilância do concessionário Restaurante Maganinho, apoiar o meu colega nadador salvador Henrique Maganinho.

5. Sentes que as pessoas ficam admiradas com a tua aparência física?

- Sinceramente, as pessoas ficam admiradas com a minha aparência, porque vêm que consigo apoiar nesta profissão apesar das minhas limitações físicas, porque não há limites para os nossos objectivos. Apesar de qualquer limitação nunca pudemos desistir, mas sim lutar para alcançar tudo que procuramos.

 

 

 
https://www.ovarnews.pt/os-nossos-sonhos-nao-tem-limites/

Sem comentários: