terça-feira, maio 10, 2022

Como tirar o máximo partido do Roblox em segurança
Se tem mais de 20 anos é pouco provável que conheça a Roblox. Trata-se de uma plataforma colaborativa online, que trabalha com uma comunidade de programadores para criar gradualmente uma biblioteca de jogos, à semelhança dos criadores de conteúdos no YouTube.

A maioria dos jogos são grátis, pagando-se apenas as opções de personalização à empresa e aos criadores. A Roblox desenvolve a plataforma e garante que os criadores continuam a regressar para desenvolver novos jogos.

O Roblox é, assim, mais do que apenas um jogo, é uma plataforma online onde estão disponíveis milhares de jogos e onde também é possível a qualquer jogador construir o seu próprio "mundo" e compartilhá-lo com outros jogadores. O Roblox é gratuito, no entanto para se obterem armas, roupas para o avatar, habilidades e ter acesso a outros mundos, é necessário comprar robux, a moeda do jogo, daí que o cartão de robux seja uma opção a considerar. Ao contrário de outros jogos online, baseados em competição e com elementos violentos, o Roblox é um jogo em que a criatividade, a aprendizagem, e o sentido de comunidade assumem papel de destaque.

A compra do robux pode ser efectuada de forma fácil e segura em qualquer loja online de venda de cartões para jogos como a Startselect.com, que aceita o PayPal ou o cartão de crédito como formas de pagamento e como apenas comercializa produtos digitais o envio dos códigos é instantâneo. Todos os códigos são válidos porque são gerados pelos próprios distribuidores do jogo. O Roblox é um jogo onde a maioria dos utilizadores são crianças, por isso existe um guia que ajuda os pais a zelar pela segurança dos filhos quando estes estão online.

Guia para uma utilização segura do Roblox

Jogar Roblox é divertido, educativo e também seguro. Para isso basta seguir o guia de utilização para manter a criança em segurança.

- Não existe uma idade mínima obrigatória de utilização, embora seja recomendado para crianças com mais de dez anos.

- Permite a ativação das Configurações de Privacidade protegida por uma palavra passe.

- O Controlo Parental pode ser ativo e assim ter-se acesso à atividade da criança no jogo e ser notificado via email quando alguém entra em contacto com ela.

- Existe o Chat & Party, onde os utilizadores interagem entre si e todas as conversas são monitorizadas e filtradas relativamente ao tipo linguagem, à idade do utilizador, para detetar e expulsar possíveis predadores sexuais.

- Qualquer ato, linguagem ou cyberbullying podem ser denunciados e o acesso desses utilizadores à criança fica bloqueado.

- Para ativar o Controlo Parental e definir as configurações de privacidade deve ter-se acesso aos dados de login da criança.

Active as definições de segurança

Activar o Controlo Parental e definir as Configurações de Privacidade é feito entrando no jogo com o nickname e a senha da criança e no canto superior direito clicar no ícone da engrenagem. Para ativar o controlo deve ser selecionado as Configurações e Segurança e para definir as Configurações de Privacidade ser escolhido as Configurações e Privacidade.

Recomendações extra

Para que as crianças estejam seguras enquanto jogam online, existem ainda algumas outras recomendações simples mas importantes como:

- Orientar as crianças a não falarem com estranhos.

- Ensinar que não devem ser dadas informações pessoais como o nome, a localização ou a escola que frequentam.

- Controlar o tempo passado no jogo.

- Obter informações acerca do jogo.

- Conversar com a criança sobre o jogo, as suas atividades e os amigos online.

Nunca fornecer o código dos cartões de crédito aos menores. A compra de jogos deve ser sempre feita através da aquisição de cartões em lojas online.

Jogar online é uma atividade divertida e pode até ser educativa.

Com algumas medidas e recomendações pode também ser uma actividade segura.
https://www.ovarnews.pt/como-tirar-o-maximo-partido-do-roblox-em-seguranca/

Sem comentários: