quinta-feira, maio 26, 2022

Os sábados na Biblioteca Municipal "é outra história"
A Biblioteca Municipal de Ovar tem um novo projecto de promoção e animação da leitura da Biblioteca Municipal, para crianças dos 4 aos 8 anos.

Chama-se "O SÁBADO, É OUTRA HISTÓRIA!", e tem a seguinte programação a iniciar já neste sábado.

OS OCEANOS

28 de maio | sábado| 10h30 | Com Cláudia Pinheiro

Sessão de contos alusiva aos Oceanos, seguida de uma oficina de expressão plástica durante a qual os participantes irão construir um «fundo do mar» com aproveitamento de tecidos, através da técnica de colagem.

Cláudia Pinheiro nasceu em 1973, em Matosinhos. Traz nas suas memórias de criança tecidos, agulhas, botões, linhas e máquinas de costura. Cresceu com a prática de “bordados” fraternos, de tudo aproveitar e reutilizar. A par da sua profissão docente, desenvolve vários projetos, entre eles Entre Pontos e Contos e Entre Meios Lusos, que surgem da amálgama das suas recordações de infância.

As histórias permitem-lhe mergulhar no planeta dos sonhos, alheando-se do mundo das preocupações dos adultos.

AS CORES

25 de junho | sábado| 10h30 | Com João Sousa Pinto

Poderá, como preconizou Paul Klee, um ponto sair para passear? E no encontro desse ponto com outro

ponto qualquer, o que poderá surgir? Partindo da leitura e análise da história "Pequeno azul e pequeno amarelo", de Leo Lionni, pretende-se sensibilizar para as possibilidades de construção de uma narrativa através dos elementos básicos da pintura e do desenho. A oficina de expressão plástica pretende promover a aplicação prática das ideias trabalhadas na leitura, através da técnica de monotipia em placa

de gelatina. Esta técnica permite, com alguma rapidez e espontaneidade, trabalhar noções básicas relacionadas com a cor, a composição, o desenho e a pintura.

João Pinto Sousa nasceu no Porto, em 1986, cidade onde vive e trabalha. Licenciou-se em Artes Plásticas e Intermédia pela ESAP, em 2010. Concluiu o mestrado em Ilustração Artística pela Universidade de Évora, em 2013.

Colabora regularmente, desde 2015, com a Casa-Museu Abel Salazar na área dos serviços educativos, apoio a exposições, produção de vídeo e fotografia, assim como projetos de promoção dos conteúdos do museu e curadoria. Orientador de oficinas artísticas semanais para crianças do pré-escolar na escola "Crescer na rua aprender com arte", em Arcozelo, Vila Nova de Gaia.

A TERRA

16 de julho | sábado| 10h30 | Com Virginia Millefiori

Sessão de «contos para pensar a Terra», durante a qual a narradora apresenta as escolhas pessoais de

livros, histórias, lendas e mitos, refletindo o seu fascínio pela vida ao ar livre, pelos pés descalços na terra, pelas penas azuis do guarda-rios e pela brisa do mar. Sempre consciente de que o livro é um veículo precioso de mensagens relacionadas com a proteção ambiental, esta sessão é um momento de escuta em que se abraça a Mãe Natureza e as suas criaturas.

Virgínia Millefiori é o nome transformado em conto de Virgínia Sá Pereira. Professora de Português, apaixonada por livros, por castelos e pelo mar, foi na sala de aula que se descobriu como narradora oral.

Após ter concluído formação nesta área, tem mostrado o seu trabalho e a sua descoberta em diferentes

escolas, espaços culturais e eventos: Bibliotecas Municipais – Espinho, Estarreja, Ovar, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Aveiro, Ílhavo, Albergaria-a-Velha, Águeda, Santo Tirso, Cadaval, Foz Côa, Faro, Loulé, Porto; Maratona de Leitura, na Sertã; Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira; Trilhos Culturais (Feira Viva); Festival Literário Gigantes Invisíveis, Ovar; Festival Músicas do Mundo, em Sines; Festival Literário de Ovar; Casa da Criatividade de S. João da Madeira, entre outros. É também docente no Instituto Superior de Ciência Educativas– ISCE DOURO – no âmbito da área de Literatura para a Infância e Juventude. Recentemente, integrou o painel de jurados da fase intermunicipal de Concurso Nacional de Leitura, em Santa Maria da Feira.
https://www.ovarnews.pt/?p=62573

Sem comentários: