terça-feira, maio 24, 2022

“What’s News?”, em português "O que é notícia?" é o tema à volta do qual girou para mais uma edição do TEDxAveiro que se desenroliu ontem no Centro Cultural e de Congressos. Uma das intervenções mais aguardadas por ter tudo a ver com o tema do evento, era de Nuria Leon Bernardo.

Ela é, desde 2021, directora de operações no "Polígrafo", onde usa o seu interesse pelas novas tecnologias como super poder no combate à desinformação e às "fake news".

Em tudo que se publica na Internet a todo o instante, "sem dúvida nennhuma, está muita mas muita desinfirmação", começou por alertar.

Com este cenário, não foi de admirar que começassem a surgir organizações que dedicam apenas a fazer "fact checking", como o "POlígrafo?".

Núrua nem tem nada a ver a área do jornalismo, mas o facto de ser muito curiosa e gostar de Internet, trouxe Núria Bernardo até aqui. "O Polígrafo é o único jornal que se dedica ao fact checking e dedica-se a escrutinar os mitor, rumores, políticos, figuras públicas e que sejam mais exigentes consigo e mais exigentes com os seus adversários".

Em artigos de fact checking não há fontes anónimas e é curioso porque "demonstra que qualquer pessoas o pode fazer". Por exemplo, "se receberem uma imagem, pode imediatamente usar o Google para pesquisar a veracidade dessa imagem. Há vários sites que nos indicam os anos em que uma imagem anda na Internet, por onde passou, as alterações que sofreu e se foi manipulada mesmo que não seja possível ver a olho nu".

Qando falo disto, perguntam-me sempre: "mas quem é que verifica os verificadores de factos?" E nós respondemos: "Há, sim senhor". A International Fect Checking Network existe para esse efeito e o Polígrafo ostenta esse selo. "Trata-se de uma rede internacional de jornais de fact checking, criada pelo Institute Poynter. E o que este selo nos dá é a garantia que passamos uma auditoria anual e confirma que temos a transparência necessária para nos mantermos nela.

Durante cerca de oito horas, vai falar-se daquilo que é, efetivamente,
https://www.ovarnews.pt/?p=62577

Sem comentários: