domingo, maio 08, 2022

O concerto e os comentários adjacentes “destinam-se a todos os que queiram saber um pouco mais sobre Música, mesmo não tendo grandes hábitos de fruição da arte dos sons”, explica Fausto Neves, professor da Universidade de Aveiro (UA) e programador do concerto “Vamos à ‘Clássica’?”. Também pianista, Fausto Neves procura neste evento, a 10 de maio, “desmistificar o carácter iniciático que, injustamente, se colou a este tipo de espetáculo artístico”.

O concerto ‘Vamos à Clássica’, concerto comentado, subintitula-se, sugestivamente, “Tudo o que você sempre quis saber sobre o concerto ‘erudito’ e não teve coragem de perguntar...”. O encontro está agendado para 10 de maio, às 18h00, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA. Do programa, constam obras representativas de correntes, estilos e épocas diferentes, precisamente para, num evento que também se pretende didático conquistando novos públicos, mostrar quão diversa pode ser a música habitualmente designada ‘erudita’ e como a ‘erudita’ não se destina apenas a um público ‘erudito’.

“As obras a apresentar são da autoria de compositores dos séculos XIX, XX e têm diversificados intérpretes instrumentais, o que garantirá uma heterogeneidade de timbres, de estilos e de enquadramentos históricos”, explica o professor. “Os comentários tentarão aproximar o público do ‘concerto clássico’, desmistificando o carácter iniciático que, injustamente, se colou a este tipo de espetáculo artístico. Versarão as características do ‘concerto’ em geral e enquadrarão cada uma das obras a apresentar”, acrescenta Fausto Neves.

Obras de compositores portugueses, do consagrado Jorge Peixinho a Telmo Marques e Inês Badalo, e estrangeiros, como Fauré. Vultos do virtuosismo instrumental como Chopin, no piano, ou Popper, no violoncelo. Será diversa a proposta de audição e os comentários de Fausto Neves ajudam contextualizar e a compreender as obras.

Concertos Comentados VAMOS À "CLÁSSICA"?

Tudo o que você sempre quis saber sobre o concerto "erudito" e não teve coragem de perguntar...

Auditório Renato Araújo, 10 de maio de 2022, 18h00

Fausto Neves, comentários

PROGRAMA

Telmo MARQUES (1963) Sonata Acrílica (1997) para Clarinete e Piano

I – Allegro Risoluto

II – Andante

III – Adagio

IV – Allegro

Horácio Ferreira, clarinete

Bernardo Soares, piano

Gabriel FAURÉ (1845 - 1924) Fantasia para Flauta e Piano op. 79

Angelina Rodrigues, flauta

João Araújo, piano

Inês BADALO (1989) Glass Landscapes (2021) para vários objetos de vidro amplificados

Nuno Aroso, percussão

David POPPER (1843 - 1913) Rapsódia Húngara op. 68

David Cruz, violoncelo

João Araújo, piano

Jorge PEIXINHO (1940 - 1995) Fantasia - Impromptu para Saxofone e Piano

Henrique Portovedo, saxofone

Helena Marinho, piano

Frédéric CHOPIN (1810 - 1849) da Sonata nº 2 em Si b menor op.35 :

I - Grave – Doppio Movimento

João Bettencourt da Câmara, piano
https://www.ovarnews.pt/?p=62080

Sem comentários: