quarta-feira, fevereiro 16, 2022

A diabetes mellitus tipo 2 é uma doença metabólica comum nas pessoas adultas e idosas. Esta afeta a “fabricação” da insulina, hormona necessária para a redução dos níveis de glicose no sangue. As pessoas que apresentam diabetes mellitus tipo 2 são capazes de produzir insulina, no então, não produzem o suficiente para manter a glicose em jejum dentro do valor padronizado (≤ 126 mg/dl).

Infelizmente esta condição provoca complicações, tais como o pé diabético doenças nos rins, nos olhos e doenças cardiovasculares, que afetam o bom funcionamento do nosso organismo. Dentro dessas complicações destacámos as doenças cardiovasculares, que são as mais comuns. A quantidade excessiva de glicose leva ao estreitamento dos vasos sanguíneos, o que causa a redução da quantidade de sangue bombeado para as diversas partes do nosso corpo e, eventualmente, o surgimento de outros problemas.

A diabetes relaciona-se com arterosclerose, que é o espessamento progressivo das artérias (e até mais grave que nos não diabéticos). Isto implica que grandes complicações dos vasos, como AVC; Enfartes; doença arterial periférica, impotência, retinopatia....

Assim só há uma solução:
Como não pode deixar de ser diabético tem forçosamente de controlar a aterosclerose mantendo os valores da pressão arterial abaixo dos 130/85mmHg, o valor do colesterol LDL abaixo de 70mg/dl (havendo pessoas com maior risco que devem ter valores ainda mais baixos) e claro, deixar de fumar, quer cigarros tradicionais quer as novas formas de "fumar".
Há muitas formas de o fazer. Pense bem e decida parar, sozinho ou com a ajuda dos seus profissionais de saúde.

Para mais informações consulte o seguinte artigo:
https://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/13106/11698

Enf.ª
Ivone Santos
USF João Semana
Ovar

 

 
https://www.ovarnews.pt/?p=59473

Sem comentários: