terça-feira, março 31, 2009

Torneio Go Academy Esmoriz



Aqui fica um video com alguns momentos deste torneio.

segunda-feira, março 30, 2009

Baba e ranho

Não sei se já conhecem, mas anda aí muito boa gente completamente apaixonada por esta história!

Nos anos setenta, dois amigos criaram, em plena cidade de Londres, um leão como se fosse um animal doméstico. Inevitavelmente, quando este se tornou adulto, foi impossível manter a situação e levaram-no para uma selva em África.
Um ano depois, decidiram ir vê-lo, apesar de todos os avisos de que ele se tinha tornado um animal selvagem e de que nunca os reconheceria. Vejam o que aconteceu....




É das coisas mais ternurentas que já vi... e a prova de que não há amor mais incondicional que o dos animais!
Quaresma em Ovar


(Foto de Luís Miguel Oliveira Vaz)

sexta-feira, março 27, 2009

Tangueiros de Ovar

quinta-feira, março 26, 2009

O Encontro 2009


Procissão dos Passos. Último domingo. (Mais uma belíssima foto de Fernando Pinto, publicada no «Paroquiaovar»)
Manifesto criativo
FUMADORES DE VULCÕES, INVENTORES DE INVENÇÕES & OUTRAS CRIATIVAÇÕES

a escrita criativa é uma forma de electrocutar a vida STOP um fio entre a cabeça e o coração STOP uma linha ou várias ou versos ou parágrafos cortados por desenhos ou espaços abertos por frases absurdamente estranhas e absurdamente lógicas ligando eu hoje a eu ontem a eu absoluto NON STOP
na Companhia do Eu, e depois de mais de cem cursos, dois manuais na Porto Editora, e centenas de pessoas a escreverem connosco imparavelmente, temos todos os dias a certeza de que a escrita criativa pode contribuir mais para a nossa felicidade do que um parlamento, uma multa da ASAE, um almoço grátis ou um elefante apaixonado: é a possibilidade de cada um se divertir consigo, de compreender a sua história (reconstruí-la, desconstruí-la e reinventá-la); de tornar o mundo um lugar mais habitável: o bosque dos fumadores de vulcões: todas as imaginações misturadas, comunicando-se.
aqui é sempre uma vez era uma vez, e podemos ter entre 7 e 97 anos mas aterrámos todos num mundo novo e de repente do outro lado do espelho não há nada de interessante.
porque ninguém pode escrever sem se escrever, somos uma Companhia de Eus.
que este blogue seja um STOP falta de imaginação e um NON-STOP de criatividade a mil mãos

Pedro Sena-Lino
Companhia do Eu (since 2005)
(www.companhiadoeu.com)

Ps.: Já está on-line o novíssimo blogue de Escrita Criativa da Porto Editora, dedicado à disciplina em questão e ao trabalho de Pedro Sena-Lino enquanto formador.

Para além de uma área central, com actualizações regulares, o blogue conta ainda com informações sobre a matéria, o autor e respectivos livros e cursos (há uma área de “Agenda”). O endereço é http://escritacriativa.portoeditora.pt

quarta-feira, março 25, 2009

O Inferno da Júlio Dinis

O Aliança precisa que façamos do pavilhão da Esc. Sec. Júlio Dinis um Inferno para a AAS Mamede.
Um frame

Concredisciples»)

segunda-feira, março 23, 2009

«100 Volta»


Este filme está a esgotar salas.

Azulejo


Está a ser hoje distribuída a Edição Primavera do Azulejo - Almanaque Cultural.
Uma lufada de ar fresco no panorama editorial, não só vareiro mas, pelo menos, de uma área geográfica considerável. Curioso? Espreite aqui para o Azulejo online.
Tempos difíceis

Tempos complicados para o Estrela Basket de Ovar, último classificado da sua zona.

domingo, março 22, 2009

NADO – NAUTICA DESPORTIVA OVARENSE

CONCURSO PARA O CARTAZ ALUSIVO AO 47º CRUZEIRO DA RIA

Considerando a excelente participação por parte de Sócios e Simpatizantes da NADO, relativamente ao concurso do ano passado e cujo objectivo final era, por um lado, a eleição de um dos melhores cartazes que nos chegassem e por outro, não mos importante, a envolvência de todos aqueles que gostam da modalidade, do Clube e naturalmente que tenham apetência pelas artes de design, prestando assim um valioso contributo para a divulgação da colectividade em geral e da modalidade. Por tudo isso, a Direcção do Clube entendeu repetir...

A Grande Festa o "47º CRUZEIRO DA RIA" terá lugar nos dias 29 e 30 de Agosto de 2009.
O presente desafio será regido pelas seguintes normas:

Ponto 1º -O Cartaz deve ser inédito, o tema a NAUTICA DESPORTIVA À VELA para além de conter obrigatoriamente o seguinte:
a) Referência ao 47º Cruzeiro da Ria;
b) Local de Partida (Ovar) de Chegada (Aveiro) e de regresso (Ovar);
c) Logótipo e nome do clube;
d) Espaço para eventuais logótipos de entidades oficiais e/ou patrocinadores.
Nota: A pedido dos concorrentes serão enviados os respectivos logótipos em formato digital.

Ponto 2º -1. O Cartaz será impresso em vários formatos (tamanhos); 2. Os projectos (maquetas) devem ser-nos enviadas por mail e preferencialmente em formato JPEG. (nadoovar@gmail.com).
Ponto 3ºPodem participar no presente Concurso pessoas singulares, sócios e não sócios do clube.
Ponto 4º - 1. Ao vencedor do concurso serão atribuídos prémios "simbólicos", (2) ingressos para o Jantar do 47º Cruzeiro da Ria (no caso de velejadores inclui a inscrição no Cruzeiro para duas pessoas) e disponibilizados dois lugares na embarcação turística que habitualmente acompanha o cruzeiro. 2. O Júri poderá publicar os cartazes dos concorrentes e se o entender atribuir Menções Honrosas.

Ponto 5º - A participação neste concurso condiciona os autores/concorrentes a conceder a respectiva autorização à NADO – NAUTICA DESPORTIVA OVARENSE, para que com carácter exclusivo e sem outra contrapartida possa divulgar e reproduzir de qualquer forma e meio as obras premiadas ou não.

Ponto 6º - 1. Os projectos (Maquetas) dos Cartazes deverão ser remetidos via e-mail para a NADO – Náutica Desportiva Ovarense até às 24 Horas do dia 30 de Abril de 2009. 2. As obras concorrentes podem ou não ser identificadas como o nome do autor (não é obrigatório o uso de pseudónimo).

Ponto 7º - O Júri será composto pela Direcção do Clube ou por quem esta vier a delegar competências que deliberará sobre a atribuição dos Prémios.

Ponto 8º - O Júri poderá em deliberação fundamentada, não atribuir qualquer dos prémios previstos neste Regulamento.

Ponto 11º - Qualquer dúvida interpretativa ou com outro carácter no que respeita ao presente Regulamento será resolvida pelo Júri.

Ponto 12º - A apresentação a este Concurso pressupõe, necessariamente, a aceitação pelos concorrentes de todas e de cada uma das normas deste Regulamento.Carregal, 17 de Março de 2009.
(Na imagem cartaz de 2008)

sábado, março 21, 2009

Cartoonista António volta a desenhar
um Papa e um preservativo 17 anos depois


Dezassete anos depois de ter publicado o cartoon do Papa João Paulo II com um preservativo enfiado no nariz, que gerou uma enorme polémica em Portugal, o “Expresso” voltou a publicar um novo cartoon assinado por António, em que o actual Sumo Pontífice, Bento XVI, é representado com um preservativo envolvendo toda a cabeça, depois de ter dito que esses contraceptivos podem fazer “aumentar o problema” da sida num dos continentes mais afectados pela pandemia: África.

O primeiro cartoon, publicado em 1992, teve origem numas declarações proferidas pelo Papa João Paulo II, igualmente durante um périplo por África, no qual condenou o seu uso. A imagem acabou por gerar muita polémica e chocar alguns dos sectores mais conservadores da sociedade portuguesa.

O disco arrumado mas sem rumo

Discografia Duran Duran - 55
'Pop Trash' (Álbum), 2000



Em 1998, os Duran Duran afastavam-se da EMI, para onde tinham gravado desde a sua estreia discográfica, em 1981.

Assinaram pela Hollywood Records, uma subsidiária da Walt Disney, para a qual acabariam por editar apenas um álbum. Lançado em Junho de 2000, «Pop Trash» tinha conhecido cartão de visita em «Someone Else Not Me», um single polido mas longe de outros melhor sucedidos da obra do grupo.

O álbum seguiria o mesmo caminho, podendo justificar-se este destino quer pela falta de investimento da editora na sua promoção, quer também pelo facto de ser um dos momentos menos inspirados de toda a discografia da banda.

Com Simon Le Bom mais ausente que o habitual, muito do trabalho ficou centrado em Nick Rhodes e Warren Cuccurullo, que na altura estavam a desenvolver o projecto paralelo TV Mania. O disco revela sinais de composição menos depurada, e exemplos vários de excessos barrocos na produção.

Variado nas rotas e destinos, «Pop Trash» acaba na verdade sem um rumo definido... Da intensidade de «Playing With Uranium» ou «Hallucinating Elvis» (a revelar atenção pela música alternativa dos anos 90) à sumptuosidade pop de «Lady Xanax» (um claro descendente dos Arcadia), da canção rejeitada pelos Blondie (que deu título ao álbum) à elegância pontual da balada usada como single de avanço, «Pop Trash» revelou-se um passo em falso em várias frentes.

Nota para a capa, que usa a foto de um pormenor de um carro de Liberace.



O álbum deu origem a um documentário com os três membros a falarem do seu passado, hobbies e ambições ao fim de quase três décadas de carreira. (in «Sound + Vision»)

sexta-feira, março 20, 2009

Bento XVI e os preservativos

A Santa Sé tem acusado certas instâncias internacionais e governos de alinharem em lobbies que envolvem milhões de euros com o objectivo de invadirem a África de preservativos sem o mínimo respeito pelas populações.

A opinião pública dominante está furiosa com o Papa, por causa das suas declarações sobre a distribuição de preservativos em África. Disse Bento XVI que “o problema da SIDA não se resolve apenas com dinheiro nem com distribuição de preservativos que, pelo contrário, só aumentam os problemas”.

A questão não é nova. A Santa Sé tem acusado certas instâncias internacionais e governos de alinharem em lobbies que envolvem milhões de euros com o objectivo de invadirem a África de preservativos sem o mínimo respeito pelas populações. Uma situação que convém à indústria farmacêutica e cujo negócio compromete grande parte dos governos do Ocidente, como agora se viu pela dimensão dos protestos oficiais.

Esta onda de revolta, alimentada pelos media e opinion-makers esquece, no entanto, a verdade essencial confirmada por quem está no terreno: o preservativo não é a solução para o flagelo da SIDA e se o Ocidente quer, de facto, ajudar as populações africanas, que invista na educação para o desenvolvimento e a indústria farmacêutica que invista em novos remédios para a SIDA e também para a malária que mata ainda mais do que a SIDA.

Aura Miguel

quinta-feira, março 19, 2009

«100 Volta»: Perseguições a alta velocidade


Por falar em perseguições. Ser realizador independente não é fácil e Daniel Souza já está a senti-lo na pele. Até queixa já fizeram ao Youtube que o trailer tinha mamocas ao léu e - zás - já o tiraram. Confiram em cima. Mas podem vê-lo no «Sapo», que é amigo.

O filme estreia hoje e temos cá para nós que vai ser um êxito.
Fiquem também com o «Making Of»:

quarta-feira, março 18, 2009

Portugal na Eurovisão


Vamos fazer boa figura.

terça-feira, março 17, 2009

A Procissão dos Passos há 100 anos
TEXTO (recolha): António Mendes Pinto

Há 100 anos atrás [1903], o semanário regenerador vareiro “A Discussão”, ao falar da Procissão dos Passos, não fazia qualquer referência a Nossa Senhora das Dores e ao Sermão do Encontro, o que confirma a informação do P.e Manuel Lírio (“Os Passos de Ovar”) de que nem sempre se fazia essa tocante cerimónia.
O citado semanário fala de “um verdadeiro dia de Primavera”, da Irmandade, que à Procissão “procurou dar, como efectivamente deu, a maior imponência e luzimento”, e dos “comboios tanto ascendentes como descendentes que vinham completamente apinhados de povo, que, espalhando-se pela Vila, dava a esta um “tic” desusado e festivo”.
Vale a pena recordar alguns pormenores do evento tal como o repórter os retratou: “findo o sermão do Pretório, saiu o préstito religioso da Matriz cerca das 4 horas da tarde, o qual, percorrendo o costumado itinerário com uma ordem e decência como já há muito não víamos, oferecia um aspecto verdadeiramente majestoso, ao deslizar, com magnificência, por entre duas alas compactas de povo.

À frente do préstito, cuja direcção era confiada a José Marques e Drs. Pedro Chaves, Cunha e Lopes, seguia o alçado e o estandarte, às guias do qual pegavam os nossos amigos Drs. Sobreira e Descalço, e Revs. Sanfins e Gomes Pinto, e, após o andor com a magnífica e rica imagem do Senhor dos Passos, empunhava a vara de juiz o Rev.º, Pároco Dr. Alberto de Oliveira e Cunha, trajado com as suas vestes de capelão-fidalgo da Casa Real.
Sob o pálio, o Rev.º Francisco de Oliveira Baptista conduzia a santa relíquia, seguindo no couce da Procissão a Banda Marcial Ovarense que, durante o trajecto, tocou mimosas marchas fúnebres.
Fechava o préstito uma força de Infantaria 24, sob o comando de um alferes.
A Procissão recolheu já depois das 6 horas, sendo pregado em seguida o sermão no Calvário.
O orador, o Rev.º Alberto Cid, a quem estavam confiados os sermões, proferiu dois excelentes discursos.
As diferentes Capelas dos Passos conservaram-se expostas, durante o dia, à veneração dos fiéis, ornamentadas com elegância.”

Artigo publicado no quinzenário ovarense
JOÃO SEMANA (1 de Abril de 2003)

segunda-feira, março 16, 2009

O NOSSO FUTEBOL

...é tal qual o País. Os melhores lá fora, a trabalharem e a serem admirados pelo mundo, connosco roidinhos de inveja, a explorar os imigrantes e a dizer mal dos emigrantes. Pelo mundo fora temos dos melhores em tudo, músicos, futebolistas, treinadores, operários, cientistas, escritores, porteiros e mulheres da limpeza, mas parece que não queremos que se saiba.
Cá é que a porca torce o rabo! Quando levamos lá fora uma abada de 7-1 fingimos que não é connosco, ainda bem que Sporting é palavra em inglês técnico. Somos assim, pequeninos, simpáticos, tesos e prejudicados, à mercê de banqueiros, políticos, médicos, juízes, árbitros e bandeirinhas.
Felizmente que há a imperial com tremoços, o vinho tinto com torresmos, a feijoada de chocos, as febras de porco, a bica curta, o sol e a Al Jazeera e a Sport TV! A gaita é haver outros que até parece existirem só para nos envergonharem, como aqueles alemães de Munique!

Por Joaquim Letria
«24 Horas» de 16 de Março de 2009

sábado, março 14, 2009

Vamos levar os vareiros Redsocks ao Super-Bock Super-Rock?






Na era da Internet

Discografia Duran Duran - 54
'Someone Else Not Me' (single), 2000

O final dos anos 90 assinalava o termo de uma longa relação dos Duran Duran com a EMI.

Regressaram a estúdio, gravando aos poucos um álbum criativamente sobretudo coordenado por Nick Rhodes e Warren Cucurullo que chegaram mesmo a trabalhar algumas das letras. Simon Le Bom é contudo o responsável pelas palavras que escutamos na canção escolhida para single de apresentação do álbum (Pop Trash).

A escolha recaiu sobre a faixa certa, sublinhando ralvez um desejo em chamar a atenção dos que haviam reagido com entusiasmo a «Ordinary World», alguns anos antes.

«Someone Else Not Me» é uma canção melancólica, próxima do registo da balada, reflectindo em pleno o sentido cénico elaborado característico desta etapa na vida da banda.

A produção coube à dupla TV Mania, nada mais que o projecto paralelo de Nick Rhodes e Warren Cuccurullo, que já a altura trabalhava num álbum que, até hoje, ainda não viu a luz do dia. O single teve versões gravadas em francês e castelhano.

O single esteve longe de constituir um êxito à escla global, alcançando os seus melhores resultados em Itália, Letónia e Polónia.



A grande surpresa a associada a «Someone Else Not Me» surgiu no teledisco que acompanhou o single, inteiramente criado em tecnologia flash.
O vídeo foi assinado pela mesma equipa que então criou o site oficial da banda, este representando uma das grandes apostas dos Duran Duran nesta fase da sua carreira.
(in «Sound + Vision»)

sexta-feira, março 13, 2009

«A Bela Princesa do Norte»


Manuel Ramos Encenador da peça «A Bela Princesa Do Norte». Texto de Manuel Ramos Costa Contacto - Companhia de Teatro Água Corrente.

quinta-feira, março 12, 2009

Secretário de Estado visita obras do Tribunal de Ovar

O secretário de Estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues visita esta sexta-feira as obras que decorrem no Tribunal de Ovar e que ascendem a 78.322,19 euros.

Ranking dos Valores das Obras, segundo fonte do Ministério da Justiça:

1.Estarreja: 923.986,40 euros

2.Águeda: 705.656,75 euros no Tribunal Criminal e 53.997,24 euros no Tribunal do Trabalho

3.Anadia: 608.950,96 euros

4.Vagos: 601.017,59 euros

5.Abergaria-a-Velha: 537.156,80 euros

6.Oliveira do Bairro: 253.744,10 euros no Tribunal de Família e Menores de Oliveira do Bairro

7.Ovar: 78.322,19 euros

8.Sever do Vouga: 57.123,26 euros


As obras que cá decorrem nem sequer disfarçam a perda da importância do nosso Tribunal no âmbito da próxima reforma do mapa judiciário.
Não sei se já sabe, mas vai ter que ir a Aveiro por "dá cá aquela palha" relacionada com a justiça...

Quaresma em Ovar

quarta-feira, março 11, 2009

100 Volta - A Mossad em Ovar

Ainda não viram o filme e já estão a dar porrada...



«Vai estrear no próximo dia 19 um filme português de acção quase completamente amador e só agora é que descobri?

Fernando Rocha, Rosa Bella, João Rodrigues e Pedro Alves mais conhecidos como Quim Roscas e Zeca Estacionâncio são os actores principais. Não sei muito sobre este filme, mas um primeiro visionamento ao trailer e ao site levam-me a concluir uma estratégia de marketing mais virada para aceleras, bacanos do tunning e uma vasta gama de azeiteiros. Será?

Eu sou um grande apoiante do cinema português, mas de forma passiva. Da da última vez que me meti a apoiar um filme publicamente levei uma banhada de todo o tamanho. Foi o Sorte Nula do Fernando Fragata em 2004. Além do filme ter sido uma bela merda, o gajo ainda me chateou a cabeça porque o meu site chama-se Cinema Xunga e dava mau aspecto. Depois ainda lhe fiz uma entrevista que entretanto desapareceu num format do servidor onde tinha alojado o site na altura. Abençoado format…»
(in «cinema xunga»)

terça-feira, março 10, 2009

Cores da Justiça

Até 1986, nos tribunais, e não só, era obrigatório o uso do papel selado. Depois, impôs-se o papel azul de 25 linhas. Mais tarde, passou a admitir-se o papel branco ou de ‘cor pálida’.

O tribunal de Ovar recusou um requerimento apresentado em papel verde. Seria um verde menos ‘pálido’? Ou indicaria uma simpatia clubista do requerente?

Em Direito a forma não é irrelevante: ‘o hábito faz o monge’. A Relação do Porto não entendeu assim e obrigou à aceitação do documento, dizendo que só interessa a sua "legibilidade".

A partir de agora, quando for a tribunal utilizarei papel com bonequinhos ou às bolinhas e, principalmente, com fragrâncias perfumadas. Pelo menos, esses processos terão um odor distinto daquele que caracteriza o estado da nossa Justiça.

Carlos de Abreu Amorim in «Correio da Manhã»

segunda-feira, março 09, 2009

Uma questão de minis


A 19 de Março, vai estrear o filme português e vareiro, intitulado «100 Volta», rodado quase integralmente no nosso concelho.

Sabe quantas minis se beberam durante a rodagem? Nós sabemos: Beberam-se 2.163 minis.
Sabe quantas pizzas se comeram durante a rodagem? Comeram-se 430 pizzas.
Sabe quantos litros de combustível de gastaram? 1.465 litros.
Sabe quantos minutos de cassete se gravaram? 4.740 minutos de cassete.


É uma produção da FBF Filmes e apresenta a seguinte sinopse:

>>> Zé Galinha, agente federal undercover, investiga Aduzer, um dos grandes chefes do crime organizado mundial. Ao aceitar uma encomenda de 32 carros,com destino ao Brasil e Israel, Zé galinha começa a perder a noção dos padrões estabelecidos pela lei. No meio da investigação, Zé Galinha rouba acidentalmente o carro do chefe da máfia russa, Dimitri Kruchev, com um programa de acesso à rede informática mundial, no seu interior. Sousa e Meireles, agentes da Polícia Judiciária, investigam os russos,e envolvem-se todos em perseguições de carros a alta velocidade, num jogo perigoso e frenético >>>.

Se não sabia, ficou a saber.

sábado, março 07, 2009

Nova campanha da Durex

Uma proeza de marketing, a começar pelos bonecos e a acabar nos sons sugestivos da borracha. Precisa de bolinha no canto?

sexta-feira, março 06, 2009

ES Juventude Vareira

(Foto de PBr)

quinta-feira, março 05, 2009

quarta-feira, março 04, 2009

Mais um directo da Sic

Orquestra YouTube integra vareiro


Chama-se Tiago Santos, é de Arada e este é o seu vídeo de prestação de prova.

terça-feira, março 03, 2009

Melindrosas


(Foto PBr)

segunda-feira, março 02, 2009

Até sempre!

A Diva faleceu. À família enlutada, apresentamos sentidas condolências.